metropoles.com

Em Roraima, Múcio diz que há preocupação em não “prejudicar inocentes”

O ministro se referiu à retirada de garimpeiros das terrras indígenas Yanomami. Vários indígenas morreram pela exploração ilegal da área

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Ministro José Múcio apresenta o general Tomás Miguel Ribeiro Paiva, novo comandante do Exército
1 de 1 Ministro José Múcio apresenta o general Tomás Miguel Ribeiro Paiva, novo comandante do Exército - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Em Roraima, junto com outros ministros de Estado, o ministro da Defesa, José Múcio, disse que o governo se preocupa em não prejudicar “pessoas inocentes”. Em sua fala, ele se referia à retirada de garimpeiros das terrras indígenas Yanomami.

Em coletiva de imprensa, nessa quarta-feira (9/2), Múcio foi questionado sobre como o governo está tratando as fugas de garimpeiros para não serem presos, o chefe da Defesa disse que é uma questão do Ministério da Justiça.

“Nós temos a preocupação de não prejudicar inocentes. No garimpo, tem pessoas que trabalham lá para se sustentar. Mulheres, crianças e tem homens que estão trabalhando lá pelo seu sustento”, disse. Questionado se ele acha que os garimpeiros são inocentes, ele respondeu: “Eu não posso julgar”.

Veja o momento:

Antes de embarcar para Roraima, na terça-feira, o ministro afirmou que, para o governo, a “questão humanitária” é primordial. “Evidentemente, que nós estamos primeiro preocupados com a questão humanitária, resolver a questão dos índios, da doença, tirar o povo que tá lá dentro que não pode sair”, disse.

Fuga de garimpeiros

Vídeos que circulam na internet, mostram pessoas se retirando das terras indígenas dos povos Yanomami, em Roraima. A região e os indígenas que lá habitam vêm sendo afetados pela atividade ilegal de garimpo. Dezenas adultos, crianças e idosos indígenas já morreram e outros estão hospitalizados.

Veja os vídeos:

 

Em coletiva de imprensa, na semana passada, a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, disse que o governo federal recebeu informações de que um fluxo grande de garimpeiros está deixando espontaneamente a terra indígena Yanomami. Ela também garantiou que havia pelo menos 20 mil garimpeiros instalados na região.

Temos informações que garimpeiros já estão saindo. É bom que saiam, é bom que reduz nosso trabalho. São 20 mil garimpeiros para serem retirados”, declarou a ministra na ocasião. “Se eles saem sem precisar da força policial, é melhor para todo mundo.”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?