metropoles.com

Em Roraima, Bolsonaro anuncia início das obras do Linhão de Tucuruí

Linha de transmissão de energia que vai ligar Roraima ao Sistema Integrado Nacional passa por terra indígena. Ibama autorizou as obras

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Alan Santos/PR
bolsonaro_brasil
1 de 1 bolsonaro_brasil - Foto: Alan Santos/PR

Em agenda na cidade de Boa Vista (RR), nesta quarta-feira (29/9), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) anunciou o início das obras do Linhão de Tucuruí, a linha de transmissão de energia entre o estado e o Amazonas permitirá que Roraima receba energia do Sistema Integrado Nacional.

Leiloada há 10 anos, a linha de transmissão estava com as obras paralisadas porque 122 quilômetros dos 720 quilômetros da linha de transmissão passam diretamente no meio das terras indígenas Waimiri Atroari, onde vivem mais de 2.300 pessoas.

Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) liberou nesta semana as obras após autorização da Fundação Nacional do Índio (Funai).

Com a decisão, a concessionária Transnorte Energia, formada pela estatal Eletronorte e a empresa Alupar, poderá dar início imediato à construção.

“Ontem à noite a cegonha apareceu. Ontem à noite o último obstáculo para início das obras foi vencido. Temos aqui a pedra fundamental para início da construção do linhão”, anunciou o presidente da República.

A Funai vinha atuando por anos ao lado do povo indígena na avaliação do projeto, mas a gestão atual do órgão mudou seu posicionamento e passou a atuar para autorizar o empreendimento.

Segundo o Ministério de Minas e Energia, o linhão terá extensão de 720 quilômetros (km) e 1.440 torres, a maioria às margens da BR-174. O prazo total para a obra ser concluída é de 36 meses. A previsão é que a inauguração ocorra no primeiro semestre de 2024.

O empreendimento visa sanar a crise no abastecimento de energia de Roraima, que recentemente teve a energia proveniente da Venezuela cortada. O estado atualmente não está interligado ao sistema elétrico nacional.

“Se eu queria ter um reconhecimento na minha passagem pelo governo, seria essa obra realizada. Hoje é meu dia mais feliz dentro do governo”, disse o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.

Bolsonaro participou na manhã desta quarta de cerimônia de inauguração da usina termelétrica Jaguatirica II e fez entregas em comemoração aos mil dias de governo.

Acompanharam a agenda presidencial os governadores de Roraima, Antonio Denarium (PP), e do Amazonas, Wilson Lima (PSC), além dos ministros de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas; do Meio Ambiente, Joaquim Leite; da Cidadania, João Roma; do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno; e da Secretaria-Geral da Presidência, Luiz Eduardo Ramos, e parlamentares da região.

O ex-ministro da Saúde e atual secretário de Estudos Estratégicos da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Eduardo Pazuello, também estava presente.

Tour dos mil dias

Depois de agendas na Bahia e em Alagoas, Bolsonaro viajou a Roraima na série de viagens que faz pelo Brasil esta semana, na tentativa de emplacar uma agenda positiva no momento em que a reprovação do governo está alta. Os eventos fazem parte da semana de comemoração pelos mil dias de mandato.

Com o slogan “Mil dias de um governo sério, honesto e trabalhador”, a ideia do Palácio do Planalto é propagandear obras entregues na atual gestão e visitar regiões estratégicas para o presidente.

Roraima é o único destino do presidente nesta quarta. Na quinta-feira (30/9), Bolsonaro deve visitar uma estação de metrô em Belo Horizonte, Minas Gerais, ao lado do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.

Fechando a agenda de viagens, na sexta-feira (1º/10), o mandatário do país deve ir à Anápolis, Goiás, onde assinará um contrato de concessão de três rodovias nacionais, e à Maringá, no Paraná, para participar da ampliação da área operacional do aeroporto da região. O líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR), deve acompanhar a agenda na cidade paranaense.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?