metropoles.com

Em reunião interministerial, Alckmin corrobora Lula: “Baixar os juros”

O vice-presidente Geraldo Alckmin participou com ministros de estado de Lula da reunião preparatória para a viagem de Lula à China

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Mariana Costa/Metrópoles
WhatsApp Image 2023-02-15 at 11.20.36
1 de 1 WhatsApp Image 2023-02-15 at 11.20.36 - Foto: Mariana Costa/Metrópoles

O vice-presidente da República e o ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB) participou, na manhã desta quarta-feira (15/2), da reunião interministerial de coordenação no âmbito da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (Cosban).

Em sua fala, Alckmin foi questionado sobre as principais mudanças econômicas que estão sendo promovidas pelo governo, em comparação com o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Como resposta, Alckmin justificou que o país está “passando a ser novamente protagonista”.

Sem citar nomes, o vice-presidente ainda disse que o Brasil precisa “aproveitar todas as oportunidades para gerar empregos e baixar juros”. Os integrantes do governo e da base aliada enfrentam um imbróglio com o Banco Central, em razão dos juros do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic).

“O Brasil que estava isolado passa a ser um protagonista importantíssimo na economia mundial. América Latina, Estados Unidos, China, União Europeia, África. Temos 2% do PIB do mundo e 98% do comércio está fora do Brasil. Temos que aproveitar todas as oportunidades para gerar emprego, para fazer crescer a economia e baixar os juros. Isso é muito importante para poder atrair mais investimentos e a economia crescer mais”, disse.

Reunião

O encontro acontece para que as pastas alinhem propostas e requisições para serem discutidas com o governo chinês. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca ao gigante asiático no próximo mês de março, para encontrar o presidente Xi Jinping.

Além de secretários-executivos dos ministérios, compareceram à reunião com o vice-presidente, o ministro da Educação, Camilo Santana; o ministro da Defesa, José Múcio; a ministra do Turismo, Daniela Carneiro; o ministro das Cidades, Jader Filho e o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula.

A comissão foi criada durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à China, em maio de 2004 e tem o objetivo de promover, a cada dois anos, contatos regulares entre altos representantes do Brasil e da China, a fim de incentivar o relacionamento bilateral.

Viagem de Lula à China

No próximo mês, o presidente viaja à China. O dia, contudo, ainda não foi definido. Segundo o vice-presidente, várias pautas ministeriais foram discutidas.

“Foi uma reunião preparatória com vários ministérios desta ida para a China e a reunião da Cosban. A meta é reunir mais investimentos, energias renováveis, hidrogênio verde, infraestrutura, complexo da saúde, área aeroespacial, agricultura, turismo. Não tem uma área que não possa ser implementada”, disse Alcmin.

Ele ainda acrescentou que no próximo dia 27 de fevereiro será realizada uma reunião entre os técnicos de cada ministério para que os temas sejam sistematizados e afinados para finalmente serem levados ao chefe do Executivo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?