Em reunião com reitores, Camilo firma compromissos com a educação
Com a presença do presidente Lula (PT), cerca de 100 representantes de instituições de ensino foram recebidos no Palácio do Planalto
atualizado
Compartilhar notícia
Em reunião com reitores das Universidades e Institutos Federais do Brasil, o ministro da Educação, Camilo Santana, fez compromissos prioritários com a educação. Com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), cerca de 100 representantes de instituições de ensino foram recebidos no Palácio do Planalto, na manhã desta quinta-feira (19/1).
O ministro iniciou, afirmando que o governo pretende retomar investimentos em programas criados durante as gestões do petista, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa Universidade Para Todos (Programa Universidade Para Todos).
“No passado não tão distante só quem era rico tinha dinheiro para ir para uma escola boa e privada nesse país. Nós vamos retomar todos esses investimentos, investimentos no Prouni, Fies, fortalecimento das universidades para garantir a evolução da educação pública desse país”, disse.
Camilo esclareceu ainda que deseja implementar as metas do Plano Nacional de Educação e criação do Sistema Nacional de Educação.
“Nós temos compromisso da construção do novo Plano Nacional de Educação que vai vencer agora em 2024, temos que construir as metas para os próximos 10 anos. Criação do Sistema Nacional de Educação que já foi aprovado pela Câmara Federal e precisa ser aprovado pelo Senado. Temos que olhar a educação com uma visão sistêmica, desde a creche até a pós-graduação”, salientou o ministro.
Em sua fala, o chefe da Educação ainda acrescentou as demais metas:
- O fortalecimento e respeito à autonomia das universidades, respeitando todos os reitores que forem nomeados pela comunidade acadêmica
- Retomar as obras paralisadas, que segundo levantamento feito pelo MEC até agora, da creche até o campus, há mais de 4 mil inacabadas
- Reajuste das bolsas do Capes e CNPQ. Segundo o MEC, desde 2013 não têm alteração