metropoles.com

Em reunião, Bolsonaro indica que vai demitir Bebianno na segunda (18)

A decisão teria sido tomada após discussões a portas fechadas. Ao longo do dia, a situação do ministro teria se tornado insustentável

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafael Carvalho/Governo de transição
Gustavo Bebianno
1 de 1 Gustavo Bebianno - Foto: Rafael Carvalho/Governo de transição

O secretário-geral da Presidência da República, Gustavo Bebianno (PSL), deve ser exonerado do cargo na próxima segunda-feira (18/2). Em reunião com o presidente, Jair Bolsonaro (PSL), no início da noite desta sexta (15), ele teria sido informado que o martelo estava batido e que deveria sair do governo. As informações são do SBT e do jornal Folha de S.Paulo.

O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM), teve uma reunião a portas fechadas com Bebianno. Ao final, o titular da secretaria da Presidência declarou ainda fazer parte do governo. Na sequência, Bolsonaro saiu às pressas do Palácio da Alvorada, cancelou compromissos e seguiu rumo ao Palácio do Planalto. No resto do dia, a agenda do chefe do Executivo funcionou às escuras, sendo informada apenas posteriormente.

Já o vice-presidente, Hamilton Mourão (PRTB), pegou um voo de emergência de Mato Grosso para Brasília e, junto a integrantes do alto escalão, foi ao encontro de última hora com Bolsonaro. Somente ao fim do dia foi confirmada a presença de Bebianno na reunião. Pessoas próximas aos ministros demonstraram surpresa com as constantes mudanças ditadas pelo Executivo.

Na conversa, também estavam presentes os ministros: da Defesa, Fernando Azevedo e Silva; do Turismo, Marcelo Álvaro; da Infraestrutura, Tarcisio Gomes de Freitas; da Cidadania, Osmar Terra; da Educação, Ricardo Vélez Rodrigues; e do Meio Ambiente, Ricardo Salles – além dos chefes da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, e do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno.

Acusado de montar esquema de candidaturas laranjas nas eleições presidenciais, quando ainda era dirigente interino do PSL e, consequentemente, ordenador de despesas, a situação de Bebianno se agravou nos últimos dias.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?