metropoles.com

Em posse, ministro do Desenvolvimento Agrário fala em “erradicar fome”

Paulo Teixeira, ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, disse que reinicia desafio de erradicar a fome no país

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/ Câmara dos Deputados
Deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP)
1 de 1 Deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP) - Foto: Divulgação/ Câmara dos Deputados

Em discurso durante cerimônia de posse, nesta terça-feira (3/1), o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira (PT-SP), disse que reinicia o desafio de erradicar a fome e dar condições mais dignas a quem vive no campo.

“Hoje nós reiniciamos esse desafio de erradicar a fome e dar condições mais dignas ao povo que vive no campo. Nesse sentido, queremos resgatar o papel do Estado brasileiro, que através desse e de outros ministérios, deve promover o acesso à terra”, afirmou.

“Temos milhares de famílias vivendo em acampamentos, em beiras de estrada, em condições paupérrimas e um país plenamente capaz de oferecer terra e moradia a seus filhos e filhas. Os países desenvolvidos, aqueles que são berço da civilização, eles se desenvolveram, se democratizaram, distribuindo terra. Por isso a democracia tem relação direta com a oportunidade de acesso à terra”, completou.

Teixeira ainda criticou o retorno do Brasil ao Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas (ONU) e disse que o território brasileiro não foi utilizado de forma racional para prover alimentação e sustento a todos.

“Nenhum país pode se considerar moderno, civilizado, desenvolvido tendo 33 milhões de brasileiros vivendo em grave insegurança alimentar e 100 milhões de brasileiro vivendo dentro da insegurança alimentar. Nenhum país pode se considerar civilizado com tamanha parcela da população ameaçada pela fome”, disse o ministro.

O número de brasileiros em situação de insegurança alimentar foi divulgado em junho deste ano pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan).

Ele voltou a lembrar que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quer o povo brasileiro “alimentado três vezes ao dia”, com as três refeições principais.

A posse de Teixeira ocorreu no auditório da sede da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em Brasília, e foi prestigiada pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin (PSB), e pela presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann (PT), além de diversos parlamentares e representantes de movimentos sociais, como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Perfil

Paulo Teixeira está encerrando o terceiro mandato na Câmara dos Deputados, onde foi vice-líder do PT. Antes, ele foi deputado estadual por dois mandatos, na década de 1990, e vereador de São Paulo (2004 a 2007). Ele foi reeleito nas eleições de 2022, mas ficará licenciado do mandato para assumir o posto de ministro no terceiro governo Lula.

Exerceu cargos na prefeitura de São Paulo: foi secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano (2001 a 2004) e diteror-presidente da Companhia Metropolitana de Habitação (entre 2003 e 2004).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?