Em novas gravações, Renan e Sarney falam sobre Dilma, Santana e Janot
As conversas foram gravadas por Sérgio Machado e divulgadas após o acordo de delação premiada homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF)
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB-AL) e o ex-presidente José Sarney (PMDB-AP) têm, novamente, declarações suas divulgadas pelo ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado. Os diálogos abordam a prisão de João Santana, ex-marqueteiro da campanha eleitoral de Dilma Rousseff, e a recondução ao cargo do procurador-geral da República Rodrigo Janot. As informações são do portal G1.
As conversas foram gravadas por Sérgio Machado e divulgadas após o acordo de delação premiada homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Em um dos áudios, Machado critica a falta de “solidariedade” da presidente Dilma com Santana. “A Dilma não tem condições. Você vê, presidente, nesse caso do marqueteiro, ela não teve um gesto de solidariedade com o cara”, disse ao Sarney. O ex-presidente responde que “ela foi quem falou com o pessoal da Odebrecht para dar, acompanhar e responsabilizar pelo Santana“.
No diálogo com Renan, Machado afirma que alguém deveria ter impedido a recondução de Janot. O presidente do senado diz que tentou, mas não obteve sucesso. “Eu tentei… Mas eu estava só”.
Leia a transcrição do diálogo:
Sérgio Machado – José Sarney
SÉRGIO MACHADO: A Dilma não tem condições. Você vê, presidente, nesse caso do marqueteiro, ela não teve um gesto de solidariedade com o cara. Ela não tem solidariedade com ninguém não, presidente.
JOSÉ SARNEY: E, nesse caso, ao que eu sei, é o único que ela tá envolvida diretamente. E ela foi quem falou com o pessoal da Odebrecht para dar, acompanhar e responsabilizar pelo Santana.
SÉRGIO MACHADO: Isso é muito sério. Presidente, você pegou o marqueteiro dos três para o presidente do Brasil. Deixa que o ministro da Justiça, que é um banana, só diz besteira, nunca vi um governo tão fraco, tão frágil e tão omisso. É que estavam dizendo esta semana: a presidente é b*** mole. A gente não tem um fato positivo.
JOSÉ SARNEY: E todo mundo, todo mundo acovardado.
SÉRGIO MACHADO: Acovardado.
Sérgio Machado – Renan Calheiros
SÉRGIO MACHADO: Agora uma coisa eu tenho certeza: sobre você não tem nada ainda.
RENAN CALHEIROS: Nesse mistério todo, a gente nem sabe por que eles vivem nessa obsessão.
SÉRGIO MACHADO: Hoje, eu acho que vocês não poderiam ter reconduzido esse b***, não. Aquele cara ali…
RENAN CALHEIROS: Quem?
SÉRGIO MACHADO: Ter reconduzido o Janot. Tinha que ter comprado uma briga ali.
RENAN CALHEIROS: Eu tentei… Mas eu estava só.