Em mensagem ao Congresso, Bolsonaro exalta ações do governo na pandemia
Presidente participou de cerimônia de abertura das atividades do ano Legislativo. Na ocasião, foi chamado de “mito”, “genocida” e “fascista”
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) participou nesta quarta-feira (3/2) da cerimônia de abertura do ano Legislativo no Congresso Nacional. Em seu discurso (leia a íntegra mais abaixo), o chefe do Executivo federal exaltou ações do seu governol durante a pandemia do novo coronavírus.
“Com incertezas de toda ordem e um cenário totalmente desconhecido, o governo federal adotou duas premissas básicas: salvar vidas e proteger empregos. Com base nessas premissas e com um olhar especial às populações mais vulneráveis, àqueles que mais necessitavam da atenção do Poder Público, todo o governo federal foi mobilizado para uma atuação ainda mais coordenada, integrada e efetiva”, disse o presidente.
Bolsonaro ainda falou em união dos poderes para construir um país mais “próspero” e “justo”.
“O atual cenário em que o Brasil se encontra exige de todas as autoridades públicas uma atuação ainda mais coordenada, integrada, harmônica e fulcrada no espírito público para, juntos, construirmos um Brasil mais próspero e mais justo para todos. A participação de nosso Parlamento é indispensável para o alcance deste objetivo.”, declarou Bolsonaro.
Tumulto e protestos
Antes de iniciar seu discurso, o presidente Bolsonaro foi alvo de protestos de parlamentares da oposição. Sob os gritos de “genocida” e “fascista”, o mandatário do país tentou discursar por duas vezes, mas foi interrompido pelas manifestações. O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), interveio e acalmou os parlamentares.
“Peço aos parlamentares que mantenham respeito a essa sessão solene do Congresso Nacional, respeitando as autoridades que aqui se encontram. Esse comportamento não é o esperado por parte dos parlamentares. Peço à segurança que possa garantir a ordem dos trabalhos”, pediu o presidente do Congresso.
Após os protestos, parlamentares aliados ao Palácio do Planalto gritaram palavras de apoio ao presidente, como “mito”.
“Primeiramente, é uma satisfação enorme voltar a esta casa na qual eu fiquei por 28 anos. Muitos debates entre nós, muitas ideias divergentes, mas sempre o respeito a qualquer autoridade que, por ventura, estivesse presente neste momento”, disse Bolsonaro antes de iniciar o seu discurso.
Mensagem Presidencial 2021 (1) by Carlos Estênio Brasilino on Scribd