metropoles.com

Em meio a rumores de saída, Pazuello almoça com Bolsonaro

Ministro se reúne com o presidente. Mais cedo, o chefe do Executivo recebeu a médica Ludhmila Hajjar, que recusou convite para a pasta

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
Ministro da saúde Eduardo Pazuello no governo bolsonaro
1 de 1 Ministro da saúde Eduardo Pazuello no governo bolsonaro - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, reúnem-se nesta segunda-feira (15/3), em almoço no Palácio do Planalto.

O encontro, confirmado com fontes da pasta, não consta na agenda oficial das duas autoridades e é realizado em meio às negociações para possível saída de Pazuello.

Minutos antes, Bolsonaro recebeu em seu gabinete a médica Ludhmila Hajjar, que recusou o convite para assumir o ministério. A principal motivação da médica para não ter aceitado o cargo, segundo ela, foi a “defesa da ciência”.

“Infelizmente, acho que este não é o momento para que eu assuma a pasta, principalmente por motivos técnicos. Eu sou médica, cientista, tenho todas as minhas expectativas em relação à pandemia. Eu acho que isso está acima de qualquer ideologia, essa é a minha posição. Eu fiquei honrada com o convite, mas pautei minha vida toda na ciência”, disse Hajjar, momentos após ter recusado a pasta, em entrevista à CNN.

Oficialmente, o ministro negou que tenha colocado o cargo à disposição por motivos de saúde, no entanto, o presidente já busca substitutos e tenta uma saída honrosa para o general.

“Não estou doente, o presidente não pediu o meu cargo, mas o entregarei assim que o presidente pedir. Sigo como ministro da Saúde no combate ao coronavírus e salvando mais vidas”, afirmou Pazuello, por meio de sua assessoria de imprensa.

O diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antônio Barra Torres, chegou ao Palácio do Planalto por volta do meio-dia. Ele disse que teria um almoço, mas não confirmou se seria com o Bolsonaro. Perguntado se aceitaria eventual convite para assumir a pasta da Saúde, evitou responder.

Outros nomes

Com a recusa da médica, outros dois nomes aparecem bem cotados para substituir Pazuello: o cardiologista Marcelo Queiroga e o deputado federal Luiz Antonio Teixeira Jr. (PP-RJ), o Dr. Luizinho. O parlamentar preside a comissão especial do Congresso que acompanha as medidas de enfrentamento à Covid-19.

Marcelo Queiroga é presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Ele é também diretor técnico do Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista no Hospital Unimed de João Pessoa.

No campo político, o deputado federal Dr. Luizinho é aliado do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Além da Comissão Especial da Covid-19, em 2021 ele passou a presidir a Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) da Câmara. O deputado é médico e deputado federal em primeiro mandato. Ele foi secretário estadual de Saúde do Rio de Janeiro entre 2016 e 2018.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?