metropoles.com

Em meio à crise ambiental, ministro Ramos sai em defesa de Salles

Às vésperas da Cúpula do Clima, aumenta a pressão para que o titular do Meio Ambiente, Ricardo Salles, deixe o cargo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcos Corrêa/PR
Ministro Ramos
1 de 1 Ministro Ramos - Foto: Marcos Corrêa/PR

Com o governo sob forte pressão sobre a política ambiental, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, é visto como uma ameaça aos parâmetros de preservação e conservação de recursos naturais.

Às vésperas da Cúpula do Clima, evento que reunirá 40 líderes mundiais entre 22 e 23 de abril, a pressão para que o ministro deixe o cargo aumentou.

Nesta quarta-feira (21/4), o ministro-chefe da Casa Civil, general Luiz Eduardo Ramos, saiu em defesa de Salles. No Twitter, o militar publicou a hastag #FicaSalles. O movimento chegou a ser um dos assuntos mais comentados nas redes sociais.

O próprio Salles agradeceu o apoio da campanha. “Valeu, pessoal, pelo #FicaSalles”, escreveu (veja as mensagens no fim da reportagem).

Mesmo envolvido em diversas polêmicas, Salles é admirado pelo chefe do Palácio do Planalto e pela ala ideológica do governo.

Críticas e investigação

Artistas, governadores e ex-ministros enviaram cartas ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que convocou a reunião da cúpula. O mandatário norte-americano criticou a política ambiental do governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Na terça-feira (20/4), servidores do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) divulgaram carta na qual denunciam que estão com suas atividades de fiscalização totalmente paradas, desde que Salles mudou o rito para a aplicação de multas ambientais.

O ministro foi alvo de notícia-crime da Polícia Federal do Amazonas e passou a ser investigado no Supremo Tribunal Federal (STF) por supostamente atrapalhar apuração sobre madeireiras ilegais.

Veja as mensagens publicadas pelos ministros Ramos e Salles:

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?