metropoles.com

Em live, Bolsonaro põe em dúvida eficácia das máscaras contra Covid-19

Presidente citou estudo de universidade alemã, sem dizer quais, que indicaria vários efeitos colaterais em crianças que usam a proteção

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Brasília (DF), 13/05/20 Presidente Bolsonaro na saída do Palácio da Alvorada cumprimenta com apoiadores. Local: Palácio da Alvorada Foto: Hugo Barreto/Metrópoles
1 de 1 Brasília (DF), 13/05/20 Presidente Bolsonaro na saída do Palácio da Alvorada cumprimenta com apoiadores. Local: Palácio da Alvorada Foto: Hugo Barreto/Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Durante sua tradicional e semanal live nas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) dedicou uma parte da transmissão para questionar a eficácia das máscaras de proteção no combate à disseminação da Covid-19. Para embasar a tese, citou um estudo de uma universidade alemã, sem dizer quais, que teria concluído que a máscara é prejudicial às crianças.

O presidente elencou alguns efeitos que esse item de proteção, segundo o estudo, causaria sobre crianças: irritabilidade, dor de cabeça e dificuldade de concentração, diminuição da percepção de felicidade, recusa a ir para a escola ou creche, desânimo, comprometimento da capacidade de aprendizado, vertigem e fadiga.

“Então começam a aparecer aqui os efeitos colaterais das máscaras”, observou o presidente. “Não vou entrar em detalhes porque tudo deságua em críticas em cima de mim, né? Eu tenho a minha opinião sobre máscara e cada um tem a sua. Mas a gente aguarda um estudo mais aprofundado sobre isso por parte de pessoas competentes”.

As declarações do presidente foram feitas no exato dia em que o Brasil bateu um recorde no número de mortes por Covid-19.

Em números absolutos, o país registrou 1.541 óbitos em decorrência da Covid-19 e 65.998 novas infecções de coronavírus nas últimas 24 horas, segundo o mais recente balanço divulgado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

No total, o Brasil já perdeu 251.498 vidas para a doença e computou 10.390.461 casos de contaminação.

Recomendações

O uso de máscaras para a proteção contra o coronavírus só não é recomendado pela Organização Mundial da Saúde OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para crianças abaixo de 5 anos. Já a Sociedade Brasileira de Pediatria não indica o uso da proteção para menores de 2 anos, por risco de sufocamento.

Em novembro de 2020, Bolsonaro já havia afirmado, em conversa com apoiadores, que o uso de máscara “é pouco eficaz”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?