Em fôlego final, Ciro faz ofensiva por voto útil para ir ao 2º turno
Pedetista encerra campanha com apelo emocional durante passagem por Sobral, seu berço político
atualizado
Compartilhar notícia
Em última cartada para conseguir uma vaga no segundo turno presidencial, o candidato do PDT ao Palácio do Planalto, Ciro Gomes, faz uma ofensiva em redes sociais e nas ruas. Apesar de estar estagnado em terceiro lugar na corrida à Presidência da República, Ciro tomou fôlego para cooptar setores da esquerda e da direita. O pedetista tenta se firmar, às vésperas do primeiro turno, como a única alternativa às candidaturas de Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT). Ele quer atrair os votos de eleitores que rejeitam esses adversários.
O ex-governador do Ceará, que passou por 25 estados e pelo Distrito Federal desde agosto, vai encerrar sua campanha com apelo emocional. Neste sábado (6/10), ele desembarca no Ceará, onde promoverá atos em Fortaleza, cidade da qual foi prefeito, e em Sobral, seu berço político.
Nos últimos dias, Ciro tem usado as redes para promover sua campanha entre os mais diversos públicos. Ele chamou atenção, por exemplo, ao defender a legitimidade de “toda forma de amor” e mandar um beijo para as “pocs”, gíria popular que classifica o grupo de homens gays considerados mais afeminados.
Além disso, em aceno aos eleitores jovens, Ciro fez questão de compartilhar o apoio recebido dos estudantes da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC). O pedetista formou-se advogado pela instituição.
Ciro também tem aproveitado a crescente adesão de artistas à sua candidatura. Nesta semana, o pedetista recebeu o apoio de cabos eleitorais como os globais Emílio Dantas, Caco Ciocler, Patrícia Pillar, Vladimir Brichta, Nicolas Prates e Eduardo Sterblitch, além de cantores populares, como Alcione, Moraes Moreira e Caetano Veloso, entre outros.
É CIRO, GENTE, É CIRO! @cirogomes #Ciro12 #CiroPresidente pic.twitter.com/TIDTIm5jpB
— Caetano Veloso (@caetanoveloso) 17 de setembro de 2018
Ciro ultrapassou o ex-prefeito de São Paulo nas menções entre usuários do Twitter, segundo levantamento da Diretoria de Análise das Políticas Públicas (DAPP) da Fundação Getulio Vargas (FGV). Nessa rede social, por exemplo, duas hashtags positivas a Ciro chegaram aos trending topics. Internautas compartilharam os termos #RenunciaHaddad e #Alcirina – este último, uma alusão à hipotética união das candidaturas de Geraldo Alckmin (PSDB), Ciro e Marina Silva (Rede).
O fim da campanha
Será a segunda passagem de Ciro por Sobral nesta eleição. Em 7 de setembro, um dia após o ataque a faca sofrido por Jair Bolsonaro (PSL), o candidato do PDT visitou o local com esquema de segurança reforçado. O Metrópoles acompanhou a carreata promovida por Ciro pelas ruas da cidade cearense. Neste domingo (7/10), Ciro Gomes votará em Fortaleza, onde deve ficar até o final da apuração.