Em evento, locutor da Presidência diz que máscara é opcional; veja
Uso de máscaras é obrigatório em todo o Distrito Federal desde abril de 2020. No Planalto, presidente Bolsonaro costuma dispensar proteção
atualizado
Compartilhar notícia
O chefe de cerimônia da Presidência da República afirmou nesta quinta-feira (12/8), durante evento para cumprimentar oficiais-generais, que o uso de máscara é “opcional”. Essa foi a primeira vez que uma orientação do tipo foi repassada em cerimônia no Palácio do Planalto.
Na ocasião, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e os ministros Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Ciro Nogueira (Casa Civil) e Walter Braga Netto (Defesa) não faziam uso do equipamento de proteção.
“Informamos que o uso da máscara nesta cerimônia é opcional”, disse o cerimonialista, que titubeou antes de concluir a frase e perceber que havia autoridades do Executivo sem máscaras. Ao fim do comunicado, os ministros Heleno e Braga Netto se entreolharam e riram.
Veja o momento abaixo:
“Uso da máscara é opcional”, diz locutor do Planalto em cerimônia oficial.
Apenas parte dos participantes usava a proteção. pic.twitter.com/K5LD27VyCq
— Metrópoles (de 🏠) (@Metropoles) August 12, 2021
O uso de máscaras é obrigatório em todo o Distrito Federal desde abril de 2020. Nas cerimônias no Planalto, além de não usar máscara em diversas ocasiões, Bolsonaro também promove aglomerações.
Bolsonaro quer desobrigar o uso de máscaras
Em junho, o presidente Jair Bolsonaro pediu para o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, estudar a possibilidade de desobrigar o uso do equipamento para quem já foi infectado ou vacinado contra a Covid-19.
“Enquanto eu for presidente, nós vamos lutar para que o cidadão de bem tenha armas e seja desobrigado a usar máscara, com o parecer do Ministério da Saúde favorável nesse sentido”, declarou o mandatário, em 17 de junho.
Apesar da insistência do chefe do Executivo no assunto, especialistas explicam que, mesmo depois de vacinadas, as pessoas precisam usar máscara e evitar aglomerações.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a dispensa dos cuidados básicos, como o uso da máscara, só pode acontecer quando não há mais transmissão comunitária da doença e, segundo especialistas, isso não depende apenas da vacinação.