Em entrevista, Eduardo Bolsonaro chama prefeito de NY de “marxista”
A expressão faz referência às obras de Karl Marx, e frequentemente é usada como sinônimo de “comunista”
atualizado
Compartilhar notícia
Em entrevista ao programa Tucker Carlson Tonight, da Fox News, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), chamou o prefeito de Nova York, Bill de Blasio, de “marxista”. A expressão faz referência às obras de Karl Marx, e frequentemente é usada como sinônimo de “comunista”.
O apresentador Tucker pergunta ao deputado se o presidente brasileiro havia pensado em cancelar a viagem a Nova York, devido às alfinetadas lançadas por Bill de Blasio na véspera. Eduardo retruca: “Mostra como pessoas de esquerda são. Elas querem controlar tudo. Eu sei que De Blasio é um marxista que segue muito o que Antonio Gramsci diz”, disse o parlamentar.
Tucker Carlson, que também é conhecido nos Estados Unidos por apoiar teorias e falácias negacionistas, quis confirmar a afirmação de Eduardo e perguntou se, de fato, o deputado estava chamando de Blasio de “marxista”. Ele confirmou e deu um “conselho” à população norte-americana. O filho 03 de Bolsonaro acompanhou a comitiva presidencial brasileira na ida a Nova York para a 76ª sessão da Assembleia Geral da ONU, na qual o chefe do Executivo discursou.
“Certamente sim, porque você acha que sabe o que é melhor para os outros mais do que a opinião delas. Isso mostra quem você é. Eu tenho um conselho para o povo americano: não achem que a Venezuela é algo muito distante de vocês. Na década de 90, se você falasse aos venezuelanos que um dia a Venezuela se transformaria numa ditadura, eles nunca levariam a sério. Essa é uma forte mensagem com a qual você precisa se importar”, disse Eduardo.
Em entrevista à Fox News, Eduardo Bolsonaro chama prefeito de Nova York de “marxista”.
Filho de @jairbolsonaro também deu o que chamou de ‘conselho ao povo americano’: “não achem que a Venezuela é algo muito distante de vocês”.
Legendas: @SamPancher pic.twitter.com/PMvMXKilM4
— Metrópoles (@Metropoles) September 22, 2021
Indiretas de Bill de Blasio
Com um toque de ironia, o prefeito de Nova York usou as redes sociais na segunda-feira (20/9) para avisar Bolsonaro sobre os locais em que o mandatário poderia se vacinar na cidade norte-americana.
O gestor nova-iorquino, que é do Partido Democrata, marcou o chefe do Estado brasileiro em um tuíte com os pontos de vacinação. De Blasio compartilhou uma publicação que destacava que, sem a vacinação, o presidente brasileiro teve de comer pizza na rua.
Mais cedo, no mesmo dia, De Blasio disse que, se Bolsonaro não quisesse se vacinar, “nem precisaria ir” a Nova York e frisou que a cidade oferece imunização gratuita.
.@jairbolsonaro: https://t.co/cNSZQVMkQr https://t.co/BqScckYujZ
— Mayor Bill de Blasio (@NYCMayor) September 20, 2021