metropoles.com

“Em empresa privada, Campos Neto já teria sido demitido”, diz ministro

O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, disparou críticas ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, durante reunião com sindicalistas
1 de 1 O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, durante reunião com sindicalistas - Foto: Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, criticou duramente o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, ao apresentar, nesta quinta-feira (29/6), dados sobre o número de empregos com carteira assinada registrados em maio no Brasil.

Caged: Brasil cria 155 mil empregos com carteira assinada em maio

Em coletiva à imprensa, Marinho iniciou dizendo que os juros praticados são “uma incompreensão generalizada de economistas e até de banqueiros”, e não se justificam. Segundo ele, o país está “queimando oportunidade” de abrir mais postos de trabalho ao manter a taxa básica de juros (Selic) no atual patamar, a 13,75% ao ano.

“Se confirmaram os dados positivos [em maio], mas abaixo da nossa expectativa do que poderia ser caso não tivesse ocorrido o que, infelizmente, se persiste no Brasil com a política [de juros] determinada pelo Banco Central. O Banco Central insiste em não cumprir as suas obrigações, quais sejam: você tem meta de inflação, mas tem meta de emprego. E, aparentemente, o presidente do Banco Central esquece dessa sua obrigação, porque eu não vejo uma frase nas atas sobre emprego”, salientou.

“Se fosse uma empresa privada, seguramente, o presidente do Banco Central já teria sido demitido pelo não cumprimento das suas obrigações, porque tem de observar esses indicadores”, prosseguiu.

Caged

Em maio deste ano, o Brasil criou 155,2 mil empregos com carteira assinada. De acordo com os dados do governo federal, foram 2 milhões de contratações e 1,844 milhão de demissões no mês passado.

O resultado do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) representa queda de 44% em relação a maio do ano passado, quando foram criados 277,73 mil empregos formais no país.

O resultado do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) representa queda de 44% em relação a maio do ano passado, quando foram criados 277,73 mil empregos formais no país.

Pressão sobre Campos Neto

Indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Campos Neto tem sido alvo de críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de parlamentares aliados, alguns dos quais defendem sua saída antecipada do posto.

A autoridade monetária tem autonomia recém-adquirida. Segundo a legislação, os mandatos da diretoria do BC não coincidem com os mandatos do presidente da República. Campos Neto é o primeiro presidente da instituição não indicado pelo presidente da República de turno.

Também nesta quinta, o presidente do BC disse a jornalistas que segue convicto de que continuará no comando da autoridade monetária até o término de seu mandato, em dezembro de 2024.

Nesta semana, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal aprovou um requerimento de convite para ouvi-lo sobre a Selic. Ainda não foi agendada data para a audiência.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?