metropoles.com

Em discurso no TCU, Temer afirma: “O poder corrompe”

Para o presidente da República, é necessário que haja instrumentos de controle para conter abusos e arbítrios dos três poderes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
MICHEL TEMER
1 de 1 MICHEL TEMER - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente da República, Michel Temer (MDB), fez um discurso breve nesta quinta-feira (22/11), ressaltando a importância dos órgãos de controle para conter abusos e arbítrios do poder, pois, segundo ele, o poder corrompe. A informação é do jornal O Globo.

O chefe do Executivo esteve presente no 2º Fórum Nacional de Controle, do Tribunal de Contas da União (TCU), a seu lado, o presidente do TCU, Raimundo Carreiro, e a procuradora-geral da República, Raquel Dodge.

“O velho controle que deriva da ideia de que cada poder tem que limitar a atividade do outro poder. Esta é a grande realidade. Porque o poder, sem controle, logo se degenera, né? Em excessos, em abusos, em arbítrio. Não é sem razão aquela velha frase usada por tantos puritólogos, constitucionalistas, dizendo que o poder corrompe, mas o poder absoluto corrompe absolutamente. Então, para não permitir que isso se verifique, é preciso que haja instrumentos de controle”, afirmou o presidente.

De acordo com a reportagem, o presidente, que foi denunciado por corrupção no ano passado, também defendeu que quanto menor for a produção de atos legislativos, maior a estabilidade jurídica e social.

“Essa história de produzir muito ato normativo e muita lei, na verdade, é incompatível com a segurança jurídica. Quando você produz uma nova lei, de alguma maneira, se ela não for muito consequente, você instabiliza as relações sociais. Quanto menos legislarmos, melhor para a estabilidade, porque as pessoas vão percebendo que a ordem social é estável”, avaliou Temer.

Participaram do evento, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli; o ministro do STF Gilmar Mendes; o ministro dos Direitos Humanos, Gustavo Rocha; Raquel Dodge; e o governador eleito do Distrito Federal, Ibaneis Rocha.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?