metropoles.com

Em discurso no Alvorada, Bolsonaro incita ataques à imprensa

O presidente se dirigiu à entrada da residência oficial para receber apoiadores neste domingo (2/5)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Bolsonaro discursa a apoiadores – Mariana Costa/Metrópoles
Bolsonaro discursa a apoiadores – Mariana Costa/Metrópoles
1 de 1 Bolsonaro discursa a apoiadores – Mariana Costa/Metrópoles - Foto: Bolsonaro discursa a apoiadores – Mariana Costa/Metrópoles

Durante uma coletiva sobre a soltura do ex-motorista do jogador de futebol do Beijing Guoan – que estava detido desde 2019, na Rússia, por ter levado remédios proibidos ao país – o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ignorou e de, forma truculenta, afirmou que não iria responder às perguntas dos jornalistas.

Bolsonaro se aproximou da área da imprensa depois de receber os apoiadores. Questionado sobre a reunião com o chanceler, disparou: “Eu que vou falar” e foi ovacionado pelos apoiadores, que também acompanhavam o discurso.  “A pauta é única, pergunta só sobre a pauta”, disse.

Como é de costume, os jornalistas que acompanhavam a fala, perguntaram sobre outros assuntos, como a CPI da Covid-19 e as negociação da vacina russa contra a Covid-19, Sputnik V.

Questionado se o indulto russo ao ex-motorista Robson Oliveira tinha sido o único tema da reunião, Bolsonaro retrucou: “É o único assunto, não tem mais assunto não. Quer perguntar sobre o Robson, estou à disposição”.

Outra jornalista questiona se a vacina contra Covid-19 tinha sido um dos temas da conversa, ele disse: “Nada pra você!”

Após a negativa, alguns apoiadores do presidente aplaudiram a atitude com a imprensa. Um dos visitantes que estava acompanhado de uma criança se redirecionou à imprensa e gritou: “bandidos“, “vagabundos” e “filhos da puta“. Nenhum dos integrantes da segurança interviu ou chamou a atenção do rapaz.

Segundo revelou o Relatório da Violência contra Jornalistas e Liberdade de Imprensa no Brasil  – 2020, elaborado pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e divulgado no dia 26 de janeiro deste ano, Bolsonaro sozinho respondeu por 175 registros de violência contra a categoria (40,89% do total de 428 casos): 145 ataques genéricos e generalizados a veículos de comunicação e a jornalistas, 26 casos de agressões verbais, um de ameaça direta a jornalistas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?