metropoles.com

Em discurso de posse, Lira cutuca Maia: “Não há um trono no plenário”

Lira desbancou Baleia Rossi (MDB-SP), que era o candidato apoiado pelo agora ex-presidente da Câmara Rodrigo Maia (DEM-RJ)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Arthur Lira
1 de 1 Arthur Lira - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Eleito novo presidente da Câmara dos Deputados com 302 votos, Arthur Lira (PP-AL) anunciou, em seu primeiro discurso como chefe da Mesa Diretora, que tratará as reformas administrativas e tributárias como pautas prioritárias da Casa. A fala de Lira encontra ressonância entre o discurso do novo presidente do Senado Federal, o senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), também eleito nesta segunda-feira (1°/2).

Com a fala de Lira e o apoio de Pacheco, o Congresso Nacional, agora, fala a mesma língua. Na avaliação do novo presidente da Câmara, governos anteriores tiveram dificuldades em pautar reformas nas últimas gestões parlamentares. “[As reformas] São mais urgentes do que nunca”, enfatizou.

Apoiado publicamente pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), Lira disse que buscará o novo presidente do Senado para formar uma pauta comum, emergencial. “Irei propor ao novo presidente do Senado uma ideia geral, fechando e pauta emergencial para encaminhar temas urgentes. O que terá nessa pauta não sou eu que vou dizer. São os parlamentares, os colegiados”, disse Lira.

O novo presidente da Casa também aproveitou a fala para cutucar o seu antecessor, Rodrigo Maia (DEM-RJ). “A própria Mesa Diretora, como destaquei no discurso anterior, define bem o caráter coletivo e não individualista que deve inspirar a presidência.”

“Não há um trono no plenário. Não há, portanto, um soberano. O presidente não tem uma mesa individual. O presidente trabalha ao lado dos demais membros da mesa. A arquitetura desta casa é clara: tudo aqui deve ser coletivo. A direção deve ser coletiva, a serviço do plenário, que é o coletivo por natureza”, defendeu.

“Neutralidade”

Ainda em seu discurso, Lira adotou um tom conciliador e defendeu uma postura de “neutralidade” do ocupante da cadeira de presidente da Câmara. “A presidência tem que ter neutralidade. A cadeira é giratória para que seu ocupante possa olhar para o centro, para a direita e para a esquerda. A neutralidade deve arcar o exercício dessa presidência. O respeito aos ritos”, disse.

“Eu sei o peso e a dimensão da responsabilidade que Vossas Excelências acabaram de me delegar, e pretendo responder com a minha mais absoluta dedicação e humildade. Fiz questão de iniciar essa jornada com um gesto simbólico, ao lado dessa cadeira, de pé, em homenagem a todos os presentes de todos os partidos que votaram e não votaram em mim.”

Para se eleger, Lira desbancou Baleia Rossi (MDB-SP), que era o candidato apoiado pelo agora ex-presidente da Câmara Rodrigo Maia (DEM-RJ). Baleia obteve 145 votos dos 504 deputados presentes.

Lira, que é líder do Centrão, foi candidato oficial do bloco PP, PSL, PL, PSD, Republicanos, Podemos, Pros, Patriota, PSC, PTB e Avante. Se somados os votos do bloco de apoio, o parlamentar conseguiria 236 votos. Ele obteve 302.

7 imagens
Lira na Câmara
Lira e Frota
Baleia
Baleia na Câmara
1 de 7

Lira durante votação

Fotos: Rafaela Felicciano/Metrópoles
2 de 7

Lira na Câmara

Fotos: Rafaela Felicciano/Metrópoles
3 de 7

Lira e Frota

Fotos: Rafaela Felicciano/Metrópoles
4 de 7

Fotos: Rafaela Felicciano/Metrópoles
5 de 7

Baleia

Fotos: Rafaela Felicciano/Metrópoles
6 de 7

Baleia na Câmara

Fotos: Rafaela Felicciano/Metrópoles
7 de 7

Baleia durante votação

Fotos: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?