metropoles.com

Em delação, Funaro diz que Temer recebeu propina na obra de Angra 3

O presidente teria recebido valores indevidos durante a contratação de empreiteiras para construção da Usina, no Rio de Janeiro, diz delator

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hélvio Romero/Estadão Conteúdo/AE
funaro
1 de 1 funaro - Foto: Hélvio Romero/Estadão Conteúdo/AE

O operador financeiro Lúcio Funaro disse, em seu acordo de delação premiada, que o presidente Michel Temer (PMDB) recebeu propina durante a obra da usina de Angra 3, no Rio de Janeiro. A declaração foi revelada no site do jornal O Globo, nesta terça-feira (12/9).

O conteúdo da delação está sob sigilo no Supremo Tribunal Federal (STF), pois cita políticos com foro privilegiado. O jornal afirma que Funaro, apontado como um dos operadores do PMDB, explicou para a Justiça todo o funcionamento do esquema de propinas.

O corretor, que está preso no Complexo Penitenciário da Papuda, elencou quatro pessoas como operadores do presidente: José Yunes, seu ex- assessor; Wagner Rossi, ex-ministro da Agricultura; Marcelo Azeredo e o coronel João Batista Lima Filho. De acordo com o relato, Yunes seria o principal intermediário e usava a empresa de Lima, a Argeplan, para lavar os ganhos indevidos com o contrato de Angra 3.

Delatores de empreiteiras, como a UTC, a Andrade Gutierez e a Camargo Corrêa, já relataram à Lava-Jato que houve propina envolvendo o PMDB na obra. Rossi e Azeredo, disse Funaro, operavam as propinas do Porto de Santos.

As denúncias coincidem com a autorização dada ao ministro do STF Luís Roberto Barroso, nesta terça (12), para uma nova investigação contra Temer e o ex-deputado federal Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR). A apuração inclui supostos crimes de corrupção ativa, passiva e lavagem de dinheiro envolvendo o Decreto dos Portos, que teria favorecido uma empresa do setor, a Rodrimar S/A.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?