metropoles.com

Em conversa com filho de Cerveró, Delcídio cita influência sobre ministros do STF

Na conversa, interceptada pela Justiça, que durou 1 hora e 35 minutos, Delcídio chegou a sugerir três rotas de fuga a Cerveró, que tem também nacionalidade espanhola

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jefferson Rudy/Agência Senado
delcídio amaral
1 de 1 delcídio amaral - Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Na conversa que manteve no dia 4 de novembro com Bernardo Cerveró – filho de Nestor Cerveró, ex-diretor da área internacional da Petrobras preso na Operação Lava Jato – o senador Delcídio Amaral (PT-MS) citou nominalmente ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre os quais teria influência.

Com a promessa de interceder a favor de Cerveró, ele disse ter conversado com o ministro Dias Toffoli e que iria conversar com os ministros Luiz Fachin e Gilmar Mendes, além de prometer “interlocução” com o presidente do Senado, Renan Calheiros, e o vice-presidente Michel Temer.

Os R$ 50 mil que Delcídio ofereceu à família de Cerveró, a serem pagos de forma parcelada, seriam financiados, segundo a conversa gravada do senador com o filho de Cerveró, por André Esteves, controlador do banco BTG Pactual. Esteves teria, segundo Delcídio, cópia de minuta do acordo de delação premiada de Cerveró o que, para a Justiça, confirma a existência de um canal de vazamento na Operação Lava Jato.

Fuga pelo Paraguai
Na conversa, interceptada pela Justiça, que durou 1 hora e 35 minutos, Delcídio chegou a sugerir três rotas de fuga a Cerveró, que tem também nacionalidade espanhola. A fuga se daria depois da obtenção de habeas corpus e seria concretizada mesmo que Cerveró fosse obrigado a usar tornozeleira eletrônica.

A porta de saída do País se daria pelo Paraguai, onde ele embarcaria num táxi aéreo Falcon 50, com autonomia para chegar à Espanha. Com isso, o senador teria a garantia de que Cerveró não revelaria segredos à Polícia Federal e à Justiça num acordo de delação premiada.

Aécio
O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, defendeu que a decisão pela manutenção ou não da prisão do senador Delcídio Amaral (PT-MS) seja tomada ainda nesta quarta-feira (25/11), em razão das graves acusações. Segundo ele, é difícil o Senado votar contra a decisão do Supremo Tribunal Federal que, por unanimidade, autorizou a prisão do senador Delcídio.

“Em reunião com o presidente do Senado, acompanhado de outros líderes partidários, sugeri que a manifestação do Senado ocorra logo após o recebimento dos autos, que deve estar ocorrendo agora nas próximas horas”, disse.

A Constituição Federal determina que o Supremo Tribunal Federal (STF) comunique o Senado em 24 horas, mas não dá um prazo para que a Casa avalie a decisão. Mais cedo, Renan Calheiros afirmou que a Casa se reuniria em um “prazo razoável”, sem determinar qual seria esse prazo.

Para Aécio Neves, postergar a votação sobre a prisão “transfere uma questão extremamente grave, que circunda um senador da República, para todo Senado Federal”. O presidente do PSDB defendeu ainda que a votação seja aberta.

Questionado sobre qual seria seu posicionamento, o senador tucano afirmou que, com base apenas nos fragmentos aos quais já teve acesso, deve acompanhar a decisão do STF. “Posso antecipar que, para nós do PSDB, o caminho natural é obviamente acompanhar a decisão do Supremo Tribunal Federal que já teve a oportunidade de analisar matéria”.

Para Aécio, tudo relacionado a Lava Jato está “umbilicalmente ligado ao Planalto”. “Não se montaria um esquema desse vigor se não houvesse beneplácito do governo, porque ele foi, em última instância, o grande beneficiário desse esquema”, afirmou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?