metropoles.com

Em carta, Lula compara ataque em Curitiba ao assassinato de Marielle

Endereçado aos militantes acampados, o texto presta solidariedade às famílias dos dois feridos em um ataque a tiros neste sábado (28)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Luiz Inácio Lula da Silva durante evento do PT em Brasília. – Brasília(DF), 24/04/2017
1 de 1 Luiz Inácio Lula da Silva durante evento do PT em Brasília. – Brasília(DF), 24/04/2017 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escreveu uma carta endereçada aos militantes petistas na qual compara o ataque a tiros ao acampamento dos apoiadores em Curitiba (PR), no último dia 28, ao assassinato da vereadora carioca Marielle Franco (PSol-RJ) e do motorista Anderson Gomes, registrado em 14 de março, no Rio de Janeiro. No texto, divulgado na noite desta segunda-feira (30/4), o político se disse “indignado” com o episódio.

O acampamento em apoio a Lula montado próximo à Superintendência da Polícia Federal na capital curitibana, onde o petista se encontra detido desde 7 de abril, foi alvo de um ataque que deixou dois feridos: Jeferson Lima de Menezes, que levou um tiro no pescoço e recebeu alta da unidade de tratamento intensivo (UTI) nesta segunda (30/4), e a advogada Marcia Koakoski, atingida por estilhaços.

Na carta, o ex-presidente presta solidariedade às famílias das vítimas e afirma ter sofrido com a notícia do incidente. “Não sabemos quem atirou contra vocês, mas sabemos que o gatilho foi preparado pelas forças que disseminam o ódio e a violência política em nosso país. As mesmas que provocaram a morte de Marielle e Anderson”, escreveu.

Lula menciona ainda que, em “quase 50 anos de militância”, nunca “viu nada semelhante ao que está acontecendo no Brasil”. Esse foi o segundo ataque contra apoiadores do ex-presidente em um intervalo de um mês. No dia 27 de março, ônibus que acompanhavam o político pelo interior do Paraná foram atingidos por tiros – ninguém ficou ferido.

A carta foi compartilhada nas redes sociais pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT):

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?