Em carta, bancada do PSB no Senado apoia reeleição de Rodrigo Pacheco
Decisão foi tomada nesta terça-feira (31/1) após reunião com os senadores na sede do PSB, em Brasília
atualizado
Compartilhar notícia
Em carta assinada pelo presidente do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Carlos Siqueira, a legenda declarou apoio ao presidente do Senado Federal e candidato à reeleição, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). As eleições para o Senado e a Câmara dos Deputados está marcada para 1° de fevereiro.
“A bancada do Partido Socialista Brasileiro, reunida nesta terça-feira (31/1), na sede nacional do partido, ao analisar as candidaturas postas à Presidência do Senado federal decidiu, por unanimidade, hipotecar integral apoio à reeleição do senador Rodrigo Pacheco”, diz o comunicado.
O PSB apoia a reeleição do senador @rodrigopacheco à presidência do Senado . Defensor da democracia, ele é a melhor solução para encaminhar na Câmara Alta o andamento de pautas progressistas e benéficas ao país. pic.twitter.com/CTBburUYlk
— Carlos Siqueira (@csiqueirapsb) January 31, 2023
O documento é assinado pelo presidente da legenda Carlos Siqueira e pelos senadores Flávio Dino – que atualmente é ministro da Justiça e Segurança Pública – Chico Rodrigues, Jorge Kajuru, Chico Rodrigues, Flávio Arns e a suplente de Dino, Ana Paula Lobato.
O ministro Dino, nas redes sociais, reforçou o posicionamento: “Bancada do PSB no Senado, com o apoio do nosso presidente nacional, firme com a candidatura de Rodrigo Pacheco à presidência do Senado. Venceremos!”, disse.
Bancada do PSB no Senado, com o apoio do nosso presidente nacional, firme com a candidatura de Rodrigo Pacheco à presidência do Senado. Venceremos !
— Flávio Dino 🇧🇷 (@FlavioDino) January 31, 2023
Os senadores Jorge Kajuru, Chico Rodrigues e Flávio Arns oficializaram, nesta terça-feira (31/1), a filiação ao PSB, partido do vice-presidente Geraldo Alckmin. A entrada dos parlamentares no partido ocorreu na sede do PSB, em Brasília.
Com a filiação de Arns, Kajuru e Chico Rodrigues ao PSB, a bancada do partido ganha força e alcança o marco de quatro senadores. Além dos recém-filiados, Ana Paula Lobato completa a bancada como suplente de Flávio Dino, ministro da Justiça.
Eleições
Deputados e senadores voltam aos trabalhos legislativos no Congresso Nacional em 1° de fevereiro para definir quem comandará as duas Casas pelos próximos dois anos.
As eleições para os cargos de presidente da Câmara e do Senado ocorrem logo após a abertura do ano legislativo e da cerimônia de posse dos parlamentares eleitos.
Até o momento, tudo indica que o atual chefe dos deputados, Arthur Lira (PP-AL), deve ser reeleito. O concorrente até o momento é Chico Alencar (RJ), que tem o apoio isolado do PSol e é o único a se opor ao alagoano.
No Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), apesar de favorito, enfrenta resistência entre os aliados do ex-presidente Bolsonaro.
Rogério Marinho é o nome do Partido Liberal para a presidência da Casa Alta. Na última semana, o PL cravou o apoio do PP e do Republicanos. Há, ainda, o candidato do Podemos, Eduardo Girão (CE), que promete tirar votos dos demais concorrentes.