metropoles.com

Em Brasília, Lula recebe Freixo e conversa sobre pandemia e eleições

Deputado federal se reuniu com o ex-presidente nesta segunda-feira. Lula está em Brasília e se reunirá com políticos e embaixadores

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Deputado Marcelo Freixo fala à imprensa após reunião com o ex-presidente Lula, em frente ao Hotel Meliá Brasil
1 de 1 Deputado Marcelo Freixo fala à imprensa após reunião com o ex-presidente Lula, em frente ao Hotel Meliá Brasil - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, na noite desta segunda-feira (3/5), com o deputado federal Marcelo Freixo (PSol-RJ), em Brasília. Eles conversaram sobre auxílio emergencial, vacinas contra a Covid-19 e Rio de Janeiro.

Ao sair do encontro, Freixo disse à imprensa que, independentemente do que vai acontecer em 2022, “vamos fazer tudo para que possamos caminhar juntos”.

Nas redes sociais, Lula comentou sobre o encontro com Freixo: “Conversamos sobre o futuro do Rio de Janeiro e do Brasil”.

Veja:

Questionado pelo Metrópoles sobre ser o candidato do PT em 2022 para o governo do Rio de Janeiro, Freixo afirmou que é o partido que tem de falar sobre isso.

“A gente quer caminhar juntos. É o meu desejo que a gente caminhe juntos, que a gente faça uma frente ampla para derrotar Bolsonaro no Rio e derrotar Bolsonaro no Brasil”, assinalou o deputado do PSol, ressaltando que Lula está disposto a integrar essa frente ampla.

“Derrotar o Bolsonaro não é um projeto à esquerda. Derrotar o Bolsonaro é um projeto civilizatório, um projeto democrático, um projeto da vida. Essa é uma responsabilidade que tem de ser de todo o campo progressista, o PT dentro dele, evidente, mas também de um campo democrático, tem de ser amplo nesse debate, para tirar o Brasil desse atraso, desse retrocesso”, prosseguiu.

Lula chegou a Brasília nesta segunda, e irá se reunir com uma série de parlamentares, embaixadores e o ex-presidente José Sarney (MDB).

4 imagens
Lula faz giro político pela capital
Ex-presidente Lula se reúne com embaixador da Alemanha, Heiko Thoms, em Brasília. Haddad e Gleisi Hoffman participam
Reunião foi na Embaixada da Alemanha
1 de 4

Ex-presidente Lula se reúne com embaixador da Alemanha, Heiko Thoms, em Brasília

Hugo Barreto/Metrópoles
2 de 4

Lula faz giro político pela capital

Hugo Barreto/Metrópoles
3 de 4

Ex-presidente Lula se reúne com embaixador da Alemanha, Heiko Thoms, em Brasília. Haddad e Gleisi Hoffman participam

Hugo Barreto/Metrópoles
4 de 4

Reunião foi na Embaixada da Alemanha

Hugo Barreto/Metrópoles

O ex-presidente tem encontro marcado com o embaixador russo, Alexey Kazimirovitch Labetskiy, para falar sobre a Sputnik V, vacina russa que não teve o uso aprovado no país. Também está na agenda do petista reunião com Yang Wanming, representante da China, país que fornece parte do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) necessário para a fabricação de imunizantes.

Auxílio emergencial

“Foi uma conversa boa com o presidente Lula sobre a realidade do país e do Congresso. Ele insistiu muito no tema da vacina e o debate sobre o auxílio emergencial. O Brasil tem condições de votar um auxílio emergencial de R$ 600”, disse Freixo.

Sobre o financiamento do auxílio emergencial, uma vez que o governo federal alega não ter dinheiro suficiente, o parlamentar afirmou se tratar de um endividamento necessário: “Essa é a diferença do Estado para o mercado. O Estado tem compromisso com a vida”.

“O governo precisa saber o que é prioridade: se a gente vai continuar pagando os juros da dívida e tirando o dinheiro público em um momento em que a gente tem mais de 400 mil mortos [por Covid] para transferir de recurso privado de interesse de pouca gente ou se a gente vai, neste momento, dizer o seguinte: “Para, o Estado brasileiro tem que ter responsabilidade com a vida e vai priorizar um pagamento que vai fazer com que as pessoas possam se preservar e não passar fome”, disse.

A reunião também contou com a presença dos deputados Paulo Teixeira (PT), José Guimarães (PT) e Gleisi Hoffmann (PT), além do ex-ministro da Educação Fernando Haddad (PT).

Lula está hospedado em um hotel na área central de Brasília, onde recebeu Freixo, e ainda nesta noite se encontra com representantes da Embaixada da Alemanha.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?