Em Belém, Lula dá início às obras do Porto Futuro 2 e chancela COP 30
Presidente Lula (PT) participa de cerimônia que oficializa a realização da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-30) em Belém
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa, na tarde deste sábado (17/6), da cerimônia de anúncio da realização da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-30) no município de Belém, em 2025.
O petista aproveitará o evento para assinar uma ordem de serviço que dá início às obras do Porto Futuro II, em Belém. Com investimento total de R$ 300 milhões, a previsão é que a primeira parte do empreendimento seja entregue já na COP.
A decisão de sediar a cerimônia ambiental foi anunciada em janeiro pelo próprio governador do Pará, Helder Barbalho, após uma reunião com Lula no Palácio do Planalto. O evento — que reúne líderes mundiais para discutir as mudanças climáticas e o aquecimento global — é realizado anualmente. A última edição, a COP27, aconteceu no Egito, em novembro do ano passado.
A COP28, a ser realizada em 2023, será em Dubai, nos Emirados Árabes. A COP29, em 2024, não tem sede definida, mas a Austrália é a principal candidata. Agora, o Brasil é cotado para sediar a conferência em 2025.
Agenda
Mais cedo, Lula entregou 222 unidades do Minha Casa, Minha Vida no município de Abaetetuba, também no Pará.
O petista desembarcou em Belém na noite de sexta-feira (17/6), para uma intensa agenda na Região Norte. A previsão é de que Lula volte a Brasília apenas no fim deste sábado.