Em áudio, Onyx diz a caminhoneiro que governo deu “trava” na Petrobras
Em mensagem a um líder da categoria, chefe da Casa Civil prometeu intervir na periodicidade do reajuste do óleo diesel
atualizado
Compartilhar notícia
Em 27 de março, um grupo de WhatsApp de lideranças dos caminhoneiros, que conta até com a presença do ministro da Cidadania, Osmar Terra, recebeu um áudio atribuído ao ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni. Na mensagem de 1 minuto e 40 segundos, Onyx assegura estar trabalhando em “várias coisas bacanas” para os caminhoneiros. “Já demos uma trava na Petrobras”, afirmou o ministro. As informações são da revista Veja.
A “trava” dizia respeito à mudança na periodicidade com que se altera o preço do diesel. A medida havia sido anunciada pela diretoria da estatal no dia anterior à gravação da mensagem. “Qualquer modificação de preço, no mínimo entre 15 e 30 dias de variação, não pode ter menos do que isso”, declarou o ministro.
Na sequência, o chefe da Casa Civil diz que o governo está “resolvendo aquela questão dos postos” e que irá “para cima na fiscalização”. “Eu venho insistindo muito nisso, o presidente entrou nisso. Tu vai (sic) ver que muitas coisas vão acontecer já nesta semana. O presidente amanhã deve se manifestar pelas redes sociais em direção à categoria dos caminhoneiros, particularmente aos autônomos”, disse Onyx Lorenzoni.
No dia seguinte, o presidente Jair Bolsonaro realizou uma live no Facebook em que parabenizou os caminhoneiros e prometeu um novo pacote de benefícios para a categoria.
Lorenzoni termina a mensagem pedindo desculpas por não ter entrado em contato antes com o interlocutor em questão. E assegura que Bolsonaro está comprometido em atender as demandas da categoria. “O capitão aqui não vai jamais abrir mão de defender e proteger os caminhoneiros”, disse.
Procurada, a Casa Civil não quis se pronunciar.
Ouça o áudio: