metropoles.com

Em 8ª viagem internacional, Haddad vai à França acompanhando Lula

Além da agenda da Paris Summit, Fernando Haddad também tenta encaixar encontros com ministros de economia da França e da Índia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
Imagem colorida do ministro Fernando Haddad
1 de 1 Imagem colorida do ministro Fernando Haddad - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, embarca nesta quarta-feira (21/6) para a França para integrar a delegação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) naquele país, para participar da Paris Summit, cúpula promovida pelo presidente francês, Emmanuel Macron.

O evento foi organizado com o objetivo de discutir o financiamento para que países pobres e em desenvolvimento possam lidar com as mudanças climáticas e ajudar a freá-las.

Esta será a oitava viagem internacional feita pelo ministro da Fazenda, que já esteve na Suíça, na Argentina, no Uruguai, na Índia, na China, nos Estados Unidos e no Japão.

Agenda

A agenda do ministro da Fazenda vai estar colada à agenda do presidente da República. Já na Europa, Lula embarcou para o continente na noite de segunda-feira (19/6). Antes de Paris, ele cumprirá agendas em Roma e no Vaticano, das quais Haddad não participa.

Entre quinta (22/6) e sexta-feira (23/6), haverá reuniões bilaterais com chefes de Estado, como o presidente Emmanuel Macron. A equipe do presidente também tenta encaixar outras duas bilaterais com líderes de países africanos: com o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, e com o primeiro-ministro do Haiti, Ariel Henry.

Bilaterais com ministros

Segundo fontes, além de acompanhar os eventos do presidente, Haddad poderá se reunir com dois ministros de países do G20: Bruno Le Maire, ministro da Economia, Finanças e Soberania Industrial e Digital da França, e Nirmala Sitharaman, ministra das Finanças da Índia.

Haddad teve videoconferência com o ministro francês há duas semanas, quando foram discutidos acordos de cooperação econômica entre dois países, em particular na transição ecológica.

No caso da ministra indiana, a ideia é tratar de questões de transição do G20. Nirmala Sitharaman é a atual presidente da trilha financeira do Finance Track do G20, que Haddad assumirá a partir de novembro, representando o Brasil.

Como a viagem se restringe a dois dias, haverá dificuldade em acomodar agendas com investidores franceses e outras autoridades.

O acordo entre o Mercosul e a União Europeia, que segue emperrado e possui algumas resistências da França, deverá estar entre os temas tratados, segundo informado pelo próprio Haddad na quarta-feira (21/6).

Horários

Haddad sai de Brasília na quarta às 13h, rumo a São Paulo. De lá, embarca para Paris às 19h e deve pousar na capital francesa por volta das 11h. A partir das 15h, integra a comitiva do presidente da República.

A secretária de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, Tatiana Rosito, também irá à França, mas terá agenda própria, como delegada em algumas mesas. Acompanham o ministro Mathias Alencastro, assessor especial para assuntos internacionais, e Francisco Prado, assessor de comunicação.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?