Em 8ª viagem internacional, Haddad vai à França acompanhando Lula
Além da agenda da Paris Summit, Fernando Haddad também tenta encaixar encontros com ministros de economia da França e da Índia
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, embarca nesta quarta-feira (21/6) para a França para integrar a delegação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) naquele país, para participar da Paris Summit, cúpula promovida pelo presidente francês, Emmanuel Macron.
O evento foi organizado com o objetivo de discutir o financiamento para que países pobres e em desenvolvimento possam lidar com as mudanças climáticas e ajudar a freá-las.
Esta será a oitava viagem internacional feita pelo ministro da Fazenda, que já esteve na Suíça, na Argentina, no Uruguai, na Índia, na China, nos Estados Unidos e no Japão.
Agenda
A agenda do ministro da Fazenda vai estar colada à agenda do presidente da República. Já na Europa, Lula embarcou para o continente na noite de segunda-feira (19/6). Antes de Paris, ele cumprirá agendas em Roma e no Vaticano, das quais Haddad não participa.
Entre quinta (22/6) e sexta-feira (23/6), haverá reuniões bilaterais com chefes de Estado, como o presidente Emmanuel Macron. A equipe do presidente também tenta encaixar outras duas bilaterais com líderes de países africanos: com o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, e com o primeiro-ministro do Haiti, Ariel Henry.
Bilaterais com ministros
Segundo fontes, além de acompanhar os eventos do presidente, Haddad poderá se reunir com dois ministros de países do G20: Bruno Le Maire, ministro da Economia, Finanças e Soberania Industrial e Digital da França, e Nirmala Sitharaman, ministra das Finanças da Índia.
Haddad teve videoconferência com o ministro francês há duas semanas, quando foram discutidos acordos de cooperação econômica entre dois países, em particular na transição ecológica.
No caso da ministra indiana, a ideia é tratar de questões de transição do G20. Nirmala Sitharaman é a atual presidente da trilha financeira do Finance Track do G20, que Haddad assumirá a partir de novembro, representando o Brasil.
Como a viagem se restringe a dois dias, haverá dificuldade em acomodar agendas com investidores franceses e outras autoridades.
O acordo entre o Mercosul e a União Europeia, que segue emperrado e possui algumas resistências da França, deverá estar entre os temas tratados, segundo informado pelo próprio Haddad na quarta-feira (21/6).
Horários
Haddad sai de Brasília na quarta às 13h, rumo a São Paulo. De lá, embarca para Paris às 19h e deve pousar na capital francesa por volta das 11h. A partir das 15h, integra a comitiva do presidente da República.
A secretária de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, Tatiana Rosito, também irá à França, mas terá agenda própria, como delegada em algumas mesas. Acompanham o ministro Mathias Alencastro, assessor especial para assuntos internacionais, e Francisco Prado, assessor de comunicação.