metropoles.com

Em 2 semanas, mais de 100 mil assinam petição contra Eduardo embaixador

Dois abaixo-assinados foram abertos na plataforma em defesa da indicação. Até o momento, ambos somam menos de 50 apoiadores

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: Michael Melo/Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
1 de 1 Michael Melo/Metrópoles - Foto: Foto: Michael Melo/Metrópoles

A possível indicação do presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), que pretende enviar um dos seus filhos, o atual deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), para o cargo de embaixador do Brasil nos Estados Unidos (EUA), levou milhares de pessoas a se manifestarem contrariamente na internet. Na plataforma de abaixo-assinados Change.org, o volume de assinaturas coletadas contra a iniciativa passa de 114 mil. O total foi atingido em pouco mais de duas semanas.

No total, há quatro abaixo-assinados abertos. As críticas que embasam os pedidos incluem um suposto favorecimento do presidente ao filho Eduardo. Além de nepotismo, os criadores das petições questionam as qualificações do deputado para o posto de chefe da principal embaixada do Brasil no exterior.

A primeira e maior mobilização aberta na plataforma é da fisioterapeuta Fernanda Vicente de Souza, que mora em Guarulhos, na grande São Paulo. Para a jovem, Eduardo não tem capacitação técnica e profissional para o cargo. “Espero que o Senado Federal ouça o seu povo, cumpra com o seu papel institucional e mostre à população que existem limites morais que devem ser respeitados”, diz Fernanda.

Na semana passada, Bolsonaro formalizou a sugestão ao presidente dos EUA, Donald Trump. Caso seja aprovado pelo país norte-americano, o nome de Eduardo Bolsonaro ainda precisará passar por votação do Senado, que fará uma sabatina com o candidato.

“O próximo passo é a aprovação no Senado, precisamos pressionar para que essa indicação injusta e privilegiada seja vetada”, prossegue Fernanda no texto do abaixo-assinado.

As petições
Além do abaixo-assinado aberto por Fernanda, a plataforma Change.org hospeda outras três petições contrárias à indicação do filho de Bolsonaro ao cargo em Washington. Em tom bem-humorado, uma das petições faz referência à dançarina Gretchen, destacando que ela também já fritou hambúrguer nos EUA e sabe falar inglês fluentemente – duas características ressaltadas por Eduardo em sua defesa.

Por outro lado, outras duas petições foram abertas na plataforma em defesa da nomeação. Até o momento, ambas somam menos de 50 apoiadores.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?