metropoles.com

Elmar Nascimento sugere que Lira e Lula devem “jogar juntos” na Câmara

Líder do União Brasil na Câmara dos Deputados, Elmar Nascimento (BA) fez aceno positivo ao governo após encontro com o presidente Lula

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pablo Valadares / Câmara dos Deputados
elmar nascimento saidinhas
1 de 1 elmar nascimento saidinhas - Foto: Pablo Valadares / Câmara dos Deputados

Líder do União Brasil na Câmara dos Deputados, Elmar Nascimento (BA) deu sinalizações positivas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O parlamentar, em entrevista à GloboNews, defendeu a necessidade de mudanças no governo para azeitar a relação com o parlamento e a atuação conjunta do Palácio do Planalto com o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL).

A despeito da especulação de uma reforma ministerial para contemplar a bancada do União Brasil na Câmara, Elmar negou pensar em assumir um ministério no governo Lula neste momento. O deputado considera “ter mais a contribuir” na Casa Baixa do que na Esplanada. Apesar disso, o baiano defendeu a reconfiguração.

O deputado afirma querer contribuir com o governo e aponta que o Planalto não pode tê-lo como adversário. “Todas as pautas que entendemos como positivas para o país, apoiaremos. (…) O Congresso tem perfil reformista”, destacou.

Isso ocorre após, em encontro com Lula, o presidente ter reconhecido “erro” pelo PT vetá-lo a integrar a Esplanada e prometido melhor tratamento à bancada do União Brasil na Câmara.

A possibilidade de uma reforma ministerial é ventilada desde meados de maio, como mostrouMetrópoles em primeira mão. A discussão ganhou força, porém, quando o governo chegou perto de perder a estrutura ministerial, com possível derrota da MP nº 1.154/2023.

“Quem gosta dele [do presidente Lula] precisa opinar pela ampliação da sua base. Arthur Lira é a maior liderança da Casa. Sozinho, tem o poder de definir a pauta e com dezenas de deputados dispostos a ajudá-lo”, disse Elmar Nascimento. Em seguida, ele chamou o aliado alagoano de “Pelé” da Câmara.

4 imagens
Elmar Nascimento é visto como o candidato de Lira na sucessão à presidência da Casa
Elmar Nascimento (União Brasil/BA)
Elmar Nascimento, líder do União Brasil
1 de 4

O deputado federal Elmar Nascimento (BA), líder do União Brasil na Câmara dos Deputados

Divulgação/Câmara dos Deputados
2 de 4

Elmar Nascimento é visto como o candidato de Lira na sucessão à presidência da Casa

Câmara dos Deputados/Reprodução
3 de 4

Elmar Nascimento (União Brasil/BA)

Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados
4 de 4

Elmar Nascimento, líder do União Brasil

Reprodução/Democratas

O deputado, porém, foi lembrado de que Lula é considerado o “Pelé” da política e foi questionado se há espaço para os dois na articulação política. Como resposta, Elmar reforçou a necessidade de Lira e Lula jogarem juntos para o governo evitar derrotas na Câmara e conseguir tocar sua pauta na Casa.

“Quando Lula chama pra si a articulação, sempre ele resolve. Na Casa, tem alguém que entende o funcionamento. Todas as vezes que Lira quis fazer uma entrega, o governo viu o resultado”, comentou.

Elmar, um dos nomes mais próximos a Arthur Lira, é cotado, junto com Marcos Pereira (Republicanos-SP), como um dos possíveis sucessores do alagoano na Presidência da Câmara. O deputado, porém, desconversa sobre o assunto.

“Só o fato de estar sendo cotado é gratificante. Mas, quem colocar o nome agora, será queimado rapidamente. Isso depende de fatores, de várias circunstâncias”, comentou.

Sufoco do governo na Câmara

O governo de Lula fechou a semana com vitória significativa no Congresso Nacional, após conseguir a aprovação da medida provisória que reestrutura a máquina da administração federal, a chamada MP da Esplanada.

No entanto, o resultado positivo, no caso da Câmara dos Deputados, onde a medida teve mais resistência, custou caro. O Planalto teve de liberar emendas parlamentares e sinalizar liberação de cargos e até possíveis mudanças em ministérios, além de prometer alterar a relação institucional com o Parlamento.

A semana foi repleta de transtornos para o governo Lula no Congresso. Houve derrota com a aprovação do Marco Temporal na Câmara e o risco iminente de o Executivo ver a estrutura de ministérios ser desmontada caso a MP da Esplanada caducasse.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?