metropoles.com

Eleições 2020 têm 5 chapeleiros, 6 astrólogos e 60 coveiros. Veja ofícios

Tribunal Superior Eleitoral disponibiliza as profissões autodeclaradas de todos os candidatos, entre prefeitos, vice-prefeitos e vereadores

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
unsplash.com
cemitério
1 de 1 cemitério - Foto: unsplash.com

Apenas um controlador de tráfego aéreo, um diplomata, um geofísico, um meteorologista e uma ministra do Poder Judiciário (na verdade, uma oficial de Justiça) se candidataram para disputar as eleições municipais deste ano.

Essas são as cinco profissões que menos tiveram candidatos – com exceção das que não tiveram nenhum concorrente, número que não é contabilizado – cadastradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Na sequência, há dois senadores, quatro membros do Ministério Público, quatro paramédicos, quatro trabalhadores do curtimento (que mexem com couro e peles), cinco chapeleiros e cinco estatísticos.

As informações foram levantadas pelo Metrópoles, que cruzou duas bases de dados do TSE. O site do tribunal disponibiliza as profissões autodeclaradas de todos os candidatos.

Os dois senadores que irão disputar estas eleições são Vanderlan Cardoso (PSD-GO), que vai concorrer ao cargo de prefeito de Goiânia, e Jean Paul Prates (PT-RN), que disputará a Prefeitura de Natal.

Entre as profissões com menos candidatos, há ainda seis astrólogos, seis engraxates, sete comissários de bordo, oito guardadores de veículos e 10 trabalhadores de tratamento de fumo.

E não para por aí: a lista das profissões menos representadas conta ainda com 17 cortadores e polidores de pedras, 26 carvoeiros, 32 salva-vidas e 38 detetives particulares, além de 60 coveiros.

Pai de santo

O babalorixá Pai Tadeu de Oxalá (PSB) vai disputar o cargo de vereador na cidade de Soledade (RS). Ele se identificou como astrólogo pois o TSE não disponibiliza cargos religiosos como profissão.

“Desde os 13 anos comecei a trabalhar com astrologia, mas acabei deixando um pouco de lado isso e me dedicando mais à religião. Hoje, represento uma família religiosa em Soledade”, comenta.

“A bancada evangélica tomou conta do país e quer colocar goela abaixo de todos nós que só existe o cristianismo no país. Quando a gente se perde na história, a gente se torna escravo dela”, afirma.

O pai de santo afirma que, se eleito vereador, vai trabalhar sobretudo em questões sociais. Ele prevê, de acordo com a cartomagia, que, neste ano eleitoral, a renovação vai tomar conta do país.

“Muitas mudanças no setor político. O país vai ser tomado por lideranças novas. Uma força nova vem para movimentar as eleições deste ano, puxando para 2022”, afirma o líder religioso.

O coveiro

Dentre os 60 candidatos que se autodeclararam como “coveiro”, 59 deles vão concorrer, nestas eleições, ao cargo de vereador e apenas um, a prefeito: Breno Dutra Baeta (Patriota-MG).

Ao lado do engenheiro civil Luiz Fernando, Breno, de 26 anos, vai disputar a Prefeitura de Cristiano Otoni, município no interior de Minas Gerais com 5,1 mil habitantes.

“A ideia da candidatura surge no contexto do cemitério. Me deparei com um autor que falava o seguinte: ‘Se você quer conhecer a organização de uma cidade, vai no cemitério’. E o cemitério daqui é extremamente desorganizado, sem registros, nem quadras”, diz.

O jovem terá dois concorrentes, Carlos Vieira (PP) e Zé Élcio Rezende (PSB). Além de coveiro – profissão que exerce há quatro anos –, Breno trabalha como professor de sociologia, mas deixou o ofício durante a pandemia.

“O cemitério é uma das pautas principais do meu mandato porque precisa de reparos urgentes, até mesmo porque o Ministério Público interviu, mas vamos tratar de outros assuntos também”, complementa.

As mais comuns

Por outro lado, as profissões mais representadas são os agricultores, os servidores públicos municipais e os empresários, que, juntos, representam 19,2% dos ofícios autodeclarados.

Em seguida, figuram no top 10 ofícios mais comuns os comerciante, vereadores, donas de casa, aposentados (exceto servidores públicos), professores do ensino fundamental e do ensino médio, advogados.

Dos 550,7 mil candidatos, mais de 117,5 mil (21,3%) declararam a profissão como “outras”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?