metropoles.com

Eleição da Mesa Diretora da Câmara é adiada para quarta-feira

A marcação da nova data ocorre para que parlamentares consigam chegar aos acordos necessários, após decisão do presidente eleito da Casa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Plenário da Câmara dos Deputados
1 de 1 Plenário da Câmara dos Deputados - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Com diversas negociações em andamento, a votação dos cargos remanescentes da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados deve ficar para esta quarta-feira (3/2), a princípio, às 10h. Líderes saíram do encontro dizendo que uma nova reunião do colegiado será realizada às 17h e a eleição da cúpula foi remarcada para a quarta.

Em sua primeira medida como presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) tornou nula a votação para os outros cargos da Mesa Diretora. Ele cobrou uma nova eleição para que, segundo ele, haja uma “melhor distribuição de vagas”.

A votação foi remarcada três vezes nesta terça-feira (2/2). Inicialmente prevista para as 16h, depois ficou para as 18h e, em seguida, 19h, antes de ser jogada para o dia seguinte.

“Acredito que o presidente Arthur Lira deve ter reconhecido. A atitude de ontem (segunda, 1º/2) foi um pouquinho dura. Ele sabe o acordo que fez aqui no colégio de líderes e está conversando para costurar outro acordo com a oposição”, disse o líder do Novo, Vinicius Poit (SP), acrescentando que a eleição será nesta quarta-feira.

O líder do governo, Ricardo Barros (PP-PR), disse que foi informado do adiamento da eleição para esta quarta-feira, mas não deu detalhes. O líder do PSB, Alessandro Molon (RJ), também confirmou a alteração da data.

A reunião do colégio de líderes também deve selar os acordos quanto à composição da nova Mesa. O acordo proposto pelo bloco de Arthur Lira ao bloco do candidato derrotado Baleia Rossi (MDB-SP) é de uma vaga na Mesa, que seria a 3ª secretaria ao PSDB, e uma vaga na suplência ao PSB.

Além disso, um lugar ficaria com o PT, o da 4ª secretaria. Nesse cálculo, os petistas não entrariam no bloco de Rossi, mas assumiriam o espaço por critério de proporcionalidade.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?