RS: Eduardo Leite critica governo federal por não fazer Censo 2021
De acordo com o governador do RS, a desistência “é um ataque à compreensão da realidade do país” e atrapalha execução de políticas públicas
atualizado
Compartilhar notícia
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, criticou nesta sexta-feira (23/4), por meio das redes sociais, a decisão do governo Jair Bolsonaro (sem partido) de não realizar o Censo Demográfico 2021. Para ele, cancelar o estudo estatístico é “um ataque à compreensão da realidade do país”.
O governador do RS afirmou que “sem dados, limitamos a capacidade de administrar com eficiência, travando o crescimento econômico.
Veja:
A não realização do Censo de 2021 é um ataque à compreensão da realidade do país. A falta de precisão sobre estatísticas atrapalha a execução de políticas públicas e os planos de investimento da iniciativa privada.
— Eduardo Leite (@EduardoLeite_) April 23, 2021
O levantamento censitário já havia sido adiado – de 2020 para este ano. Ele também não será realizado em 2021 por falta de orçamento.
A não realização do Censo 2021 foi confirmada pelo secretário especial da Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues.
“Não há previsão orçamentária para o Censo. Portanto, ele não se realizará em 2021. As consequências e a gestão para um novo Censo serão comunicadas ao longo deste ano, a partir de decisões tomadas na Junta de Execução Orçamentária”, declarou o secretário.