metropoles.com

Planejamento: não há previsão para abertura de novos concursos

Segundo o ministro Esteves Colnago, serão mantidos os editais já publicados. Governo atual deixará R$ 411 milhões para gastos em 2020

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
IStock
Concurso
1 de 1 Concurso - Foto: IStock

O ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Esteves Colnago, afirmou nesta sexta-feira (31/8), durante coletiva de imprensa, que não há previsão nem autorização para a abertura de novos concursos públicos. A estimativa é que sejam mantidos apenas os editais já publicados.

Segundo o ministro, os concursos já divulgados – como os da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Federal (PF), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Associação Brasileira de Inteligência (Abin) –  serão realizados.

Colnago afirmou que o atual governo vai deixar uma reserva orçamentária de R$ 411 milhões para o caso de o próximo presidente querer realizar algum certame. Se o eleito não tiver intenção de utilizar os recursos dessa forma, a verba poderá ser realocada para outras áreas.

“Às vezes, temos decisões judiciais que nos levam a fazer concursos públicos. Essa reserva é para fazer face a alguma emergência”, disse Esteves Colnago.

Reajuste dos servidores
Mais cedo, no mesmo evento, o ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, pronunciou-se sobre o adiamento do reajuste salarial dos servidores da União. Guardia disse que a equipe econômica ganhou a disputa com as demais áreas do governo federal e conseguiu deixar o ajuste para o próximo ano.

A equipe econômica venceu a queda de braço com o presidente, que insistia em garantir o aumento para o dinamismo no início de 2019. Até a manhã de hoje, ele mantinha esse posicionamento. Foi, enfim, convencido pelos ministros.

De acordo com Guardia, a postergação do reajuste do funcionalismo público para 2020 está dentro do compromisso do presidente de buscar o ajuste fiscal e o equilíbrio das contas públicas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?