metropoles.com

Eduardo Cury (PSDB-SP) será o relator da reforma da Previdência

Nome do tucano é defendido pelo secretário especial da Previdência, Rogério Marinho. Presidente da Câmara era contra

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Agência Câmara
O deputado Eduardo Cury (PSDB)
1 de 1 O deputado Eduardo Cury (PSDB) - Foto: Agência Câmara

O deputado Eduardo Cury (PSDB-SP) será o relator da reforma da Previdência na comissão especial a ser formada logo após vencida a fase de análise da constitucionalidade da proposta que muda as regras gerais da aposentadoria dos brasileiros, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados.

O nome de Cury foi antecipado pelo Metrópoles, que divulgou o desejo do secretário especial da Previdência Social, Rogério Marinho (PSDB), de emplacar um tucano na relatoria. O movimento, contudo, desagradava ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que buscava maior influência no processo e queria um aliado como relator. Marinho, por fim, venceu a queda de braço com Maia.

O início do trâmite da matéria na Casa estava condicionado à apresentação, pelo Executivo, do projeto que reformula as regras da Previdência para os militares. O texto foi entregue nesta quarta-feira (20/3), pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia. Assim, a revisão das regras de aposentadorias dos brasileiros civis começa a andar na Casa.

Inicialmente, havia resistência de Rodrigo Maia em indicar o tucano para a função. No entanto, a ressalva foi vencida nos últimos dias, de acordo com o presidente da CCJ, Felipe Francischini (PSL-PR).

Perfil
Cury foi secretário de Governo e de Transportes durante o mandato de Emanuel Fernandes como prefeito de São José dos Campos (SP) entre 1997 e 2004. Depois, elegeu-se prefeito do município, um dos mais ricos do interior de São Paulo, derrotando Carlinhos Almeida, do PT. Comandou São José dos Campos por dois mandatos consecutivos.

Elegeu-se deputado federal em 2014, sendo reeleito em outubro passado. Na Câmara, Cury foi um dos autores da lei de refinanciamento dos micro e pequenos empreendedores. Semana passada, recebeu a indicação de seu partido para integrar a CCJ como titular.

Embora a questão da relatoria da comissão especial seja dada como definida, ainda resta saber quem será o relator na CCJ, cuja análise precede a chegada do texto na comissão especial. Francischini pretende anunciar, até a tarde desta quinta-feira (21/3), o nome do relator no colegiado presidido por ele.

Segundo Francischini, sua preferência é por um parlamentar mais experiente, que não seja deputado de primeiro mandato. O presidente da CCJ, contudo, ainda iria conversar com parlamentares no fim desta quarta e no início da quinta-feira para bater o martelo. A intenção é aprovar a matéria na CCJ até o dia 3 de abril.

Um dos nomes com quem Francischini ainda conversaria nesta quarta é o do Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), cotado para ser líder da Maioria na Câmara.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?