metropoles.com

Eduardo Cunha vira um fenômeno das redes sociais

Desde que teve o nome envolvido na Lava Jato, o presidente da Câmara conseguiu 7,5 mil curtidas no Facebook e 3,5 mil seguidores no Twitter. Para especialista, isso não reflete necessariamente aprovação ao deputado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Eduardo Cunha
1 de 1 Eduardo Cunha - Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Apesar da série de denúncias que surgem envolvendo o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o nome dele aparece em alta nas redes sociais, segundo levantamento feito pelo Metrópoles. Investigado na Operação Lava Jato, Cunha ganhou 7.532 “curtidas” no Facebook desde que saiu a notícia de que a Suíça enviou para o Brasil detalhes sobre contas bancárias atribuídas a ele.

Grande parte desse grupo (87%) passou a acompanhar o deputado na rede social após a divulgação de que ele guardava pelo menos 2,4 milhões de francos suíços na Europa, no dia 9 de outubro. Cunha fechou a segunda-feira (19/10) com 165.299 pessoas “curtindo” a página dele.

No Twitter, também cresceu o interesse pelo deputado. Entre 30 de setembro — data em que a Procuradoria-Geral da República confirmou ter recebido as informações suíças — e esta segunda, Cunha angariou 3.518 “seguidores”, atingindo a marca de 144.356 pessoas cadastradas para ler o que ele compartilha na internet.

Esposa
Quem pesquisa pelo presidente da Câmara no Google também passou a procurar pela mulher dele, Cláudia Cruz. Em um mês, a busca pelo nome dela cresceu 500%, segundo o gigante da internet. Assim como o marido, Cláudia é suspeita de manter conta na Suíça, com dinheiro supostamente de propina paga por empresas em troca de contratos milionários com a Petrobras.

Para a professora de pós-graduação em Marketing Digital do Iesb Andrea Lopes, o fato de “curtir” um tema na internet não significa necessariamente aprovação a ele. “Quando o usuário vê várias pessoas falando de um assunto, ele vai querer saber o que está acontecendo e vai atrás disso”, afirmou. “O internauta que não necessariamente lê jornal acaba se informando por meio das redes sociais.”

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?