metropoles.com

Eduardo Bolsonaro defende pena de morte para traficantes de drogas

Deputado federal eleito por São Paulo, filho do presidente da República quer plebiscito e mira comerciantes de drogas e crimes hediondos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Paola de Orte/Agência Brasil
eduardo bolsonaro
1 de 1 eduardo bolsonaro - Foto: Paola de Orte/Agência Brasil

Deputado federal eleito por São Paulo, Eduardo Bolsonaro (PSL) defende a possibilidade de pena de morte para traficantes de drogas e crimes hediondos. A declaração foi dada em entrevista ao jornal O Globo. Para viabilizar a medida, o parlamentar estuda a realização de um plebiscito, embora seja vedado pela Constituição Federal.

A Carta Magna veda a possibilidade de pena de morte em uma das cláusulas pétreas. Isso significa que ela não pode ser alterada nem mesmo com uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC).

Eu sei que é uma cláusula pétrea da Constituição, artigo 5º etc. Porém, existem exceções. Uma é para o desertor em caso de guerra. Por que não colocar outra exceção para crimes hediondos?

Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) sobre a pena de morte

A reportagem de O Globo mostra que Eduardo Bolsonaro visitou a Indonésia, país em que é permitida a execução de pessoas por crimes cometidos. Em telegramas, o embaixador do Brasil naquele país conta que Eduardo esteve no sistema prisional em Jacarta e manifestou concordância com o tratamento conferido a traficantes de drogas no país.

Pai do deputado e presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), já apresentou um Projeto de Decreto Legislativo (PDC 558/1997) favorável à medida. No entanto, o projeto foi devolvido pela Mesa Diretora da Câmara dos Deputados por contrariar o artigo 137 do Regimento Interno da Casa. Embora tenha apresentado o PDC, neste domingo (16/12), Bolsonaro escreveu no Twitter que o assunto “está encerrado”.

 

À época do projeto, em 1997, o deputado federal o justificou dessa forma: “Os crimes de sequestro e estupro seguidos de morte, como tantos outros, não mais encontram na sociedade tolerância para apenas se aplicar as penas privativas de Iiberdade. O freio para estes atos só poderá advir com a certeza da morte para aqueles que os praticam”, escreveu Bolsonaro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?