metropoles.com

Eduardo Bolsonaro confirma mudança de embaixada para Jerusalém

Em visita aos Estados Unidos, deputado diz que “a questão não é se, mas quando”. Ele minimizou reação árabe

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pixabay/Divulgação
jerusalem-342813_1280
1 de 1 jerusalem-342813_1280 - Foto: Pixabay/Divulgação

Filho do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), o deputado federal reeleito Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) confirmou que a embaixada brasileira em Israel se mudará de Tel Aviv para Jerusalém. A declaração foi feita em agenda na cidade norte-americana de Washington nesta terça-feira (27/11). A informação é do jornal O Globo.

A mudança contraria resoluções da Organização das Nações Unidas (ONU) que sugerem negociações com os palestinos sobre o status da cidade sagrada. O assunto já foi alvo de diversas idas e vindas de Jair Bolsonaro. Eduardo afirmou não haver incerteza sobre a mudança, mas não soube precisar datas para a troca ser realizada. “A questão não é perguntar se vai, a questão é perguntar quando será [a mudança]”, comentou.

O deputado fez pouco caso de eventuais problemas econômicos decorrentes da transferência, que pode gerar boicote dos países árabes a produtos brasileiros, principalmente do agronegócio. Quando considerou a possibilidade, afirmou que as empresas precisarão se adaptar. O Brasil exportou US$ 13,4 bilhões para nações árabes em 2017, com um superávit de US$ 2,98 bilhões, conforme destaca O Globo.

Ainda segundo a reportagem, o deputado argumentou: “Olha, todo mundo conhece Jair Bolsonaro, ele falou bastante isso na campanha. Se isso pode interferir alguma coisa no comércio, a gente tem que ter alguma maneira de tentar suprir, caso venha a ocorrer esse tipo de retaliação”.

O parlamentar disse ainda que a mudança pode resultar em eventuais apoios das nações árabes. “Eu acredito que a política no Oriente Médio já mudou bastante, também. A maioria ali é sunita. E eles veem com grande perigo o Irã. Quem sabe, apoiando políticas para frear o Irã, que quer dominar aquela região, a gente não consiga um apoio desses países árabes?”, encerrou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?