metropoles.com

“É um obstáculo muito grande”, diz Maia sobre nova CPMF

Presidente da Câmara acredita que os parlamentares não receberam a proposta com agrado e reação “foi contundente”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Maia – Câmara
1 de 1 Maia – Câmara - Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), voltou a afirmar nesta quarta-feira (11/09/2019) que a proposta da nova CPMF, proposta pelo governo federal na reforma tributária, terá dificuldades para passar na Casa. Segundo o parlamentar, a reação dos colegas foi “muito contundente” em relação ao novo imposto.

“Pela reação que vi hoje de muitos deputados, me parece que é um obstáculo grande. Acho muito difícil a gente conseguir avançar”, declarou o deputado fluminense. Maia disse acreditar que a “nova CPMF” não passaria hoje na Casa, mas talvez daqui a cinco anos. “Não é uma coisa simples”, pontuou.

O secretário adjunto da Receita, Marcelo Silva, confirmou nessa terça-feira (10/09/2019) que o governo vai enviar a proposta para reduzir gradualmente os impostos que as empresas pagam sobre a folha de salário dos funcionários. A alíquota do novo tributo, nos moldes da extinta CPMF, será de 0,2% no débito e crédito financeiro e de 0,4% no saque e depósito em dinheiro.

O presidente da Câmara disse considerar relevante o encaminhamento da proposta da reforma tributária ao Congresso. “Acho que é importante que o governo encaminhe o que pensa sobre sistema tributário porque é uma mudança profunda. E entender o que o governo pensa sobre bens e serviços, sobre renda, é importante para a sociedade”, comentou.

“Estou conversando com o Paulo Guedes e acho que a gente constrói, com o presidente Davi [Alcolumbre], uma solução utilizando os recursos do fundo social que o governo federal já cedeu aos estados e municípios”, disse. Segundo Maia, secretários vão apresentar uma proposta ao Senado Federal na tarde desta quarta.

O presidente da Câmara se reuniu nesta quarta com secretários de Fazenda dos estados e do Distrito Federal. Eles apresentaram ao presidente da Câmara propostas dos entes federativos para a reforma tributária.

“Agora vamos abrir mais alguns dias de prazo para que os deputados mais próximos aos governadores apresentem formalmente a PEC [Proposta de Emenda à Constituição]”, afirmou o presidente da Câmara.

Hoje, há quatro propostas de reforma tributária no Congresso. Em uma possível corrida para ver qual das Casas aprovaria o texto primeiro, Maia informou que o importante é ver o texto aprovado. “O importante é ter um novo sistema tributário. Quem votou primeiro ou depois não é relevante”, destacou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?