metropoles.com

“É mentirosa”, reage Dilma à denúncia de caixa 2 feita por Odebrecht

Presidente cassada rebateu também acusação de que designou o ex-ministro Guido Mantega como responsável por arrecadar dinheiro de campanha

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
2016082908362400
1 de 1 2016082908362400 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

A presidente cassada Dilma Rousseff afirmou nesta quinta-feira (2/3), por meio de nota, que é mentirosa a versão de que ela teria pedido ao ex-presidente da Odebrecht Marcelo Odebrecht recurso para suas campanhas presidenciais em 2010 e 2014 por meio de caixa 2. Segundo ela, é um “insulto à sua honestidade” a tentativa de “impor à ex-presidenta uma conduta suspeita ou lesiva à democracia ou ao processo eleitoral”.

“É mentirosa a informação de que Dilma Rousseff teria pedido recursos ao senhor Marcelo Odebrecht ou a quaisquer empresários, ou mesmo autorizado pagamentos a prestadores de serviços fora do país, ou por meio de caixa dois, durante as campanhas presidenciais de 2010 e 2014”, diz o texto.

A nota de Dilma acrescenta que não é verdade que ela tenha designado o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega como responsável pela arrecadação financeira de suas campanhas presidenciais. “Nas duas eleições, foram designados tesoureiros, de acordo com a legislação. O próprio ex-ministro Guido Mantega desmentiu tal informação.”

A petista conclui em nota que as doações a suas campanhas foram feitas dentro da legalidade eleitoral. “Por fim, cabe reiterar que todas as doações às campanhas de Dilma Rousseff foram feitas de acordo com a legislação, tendo as duas prestações de contas sido aprovadas pelo Tribunal Superior Eleitoral”, afirma.

O executivo Marcelo Odebrecht, herdeiro e ex-presidente do grupo que leva seu sobrenome, disse nesta quarta-feira (1º), em depoimento à Justiça Eleitoral, que 80% dos recursos destinados pela empresa para a campanha da chapa Dilma Rousseff/Michel Temer em 2014 tiveram como origem o caixa 2.

Segundo relatos, o empresário afirmou que a petista tinha dimensão da contribuição e dos pagamentos, também feitos por meio de caixa 2, ao então marqueteiro do PT, João Santana. A maior parte dos recursos destinados ao marqueteiro era feita em espécie. As negociações eram feitas diretamente entre Marcelo, Santana e Mantega.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?