metropoles.com

“É impressionante como só se fala em vacina, né?”, reclama Bolsonaro

Durante transmissão ao vivo nas redes sociais, presidente ainda disse que espera atingir, “brevemente”, imunidade de rebanho contra Covid-19

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Bolsonaro comenta impeachment
1 de 1 Bolsonaro comenta impeachment - Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou nesta quinta-feira (22/4) que “é impressionante como só se fala em vacina”, se referindo à vacinação contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

“É impressionante como só se fala em vacina, né? Mas também, uma compra bilionária, no mundo todo, então é só vacina. Ninguém é contra a vacina. Tirando os países que produzem vacinas, o Brasil é o primeiro no mundo em valores absolutos que mais aplica [doses]”, declarou Bolsonaro durante transmissão ao vivo nas redes sociais.

O presidente disse que espera atingir a imunidade de rebanho “brevemente”, para que o país possa “voltar à normalidade”.

“São críticas o tempo todo. Nós já estamos praticamente batendo a meta de 1 milhão de pessoas vacinadas por dia. Esperamos, brevemente, conseguir a tal imunidade de rebanho para voltarmos à normalidade. Estamos na iminência de ser um exemplo para outros países que não tenham uma fábrica de vacina”, prosseguiu.

Manaus

Durante a transmissão, o presidente ainda comentou a concessão, a sua pessoa, de “título de cidadão do Amazonas” (leia mais abaixo). Bolsonaro disse de que a honraria é sinal de que o trabalho feito pelo governo no estado “foi muito bem feito”.

Em janeiro, o sistema de saúde da capital do Amazonas sofreu com a falta de oxigênio, de leitos de UTI e equipamentos para lidar com o forte aumento no número de internações em razão da Covid-19.

Pacientes chegaram a ser transferidos para outros estados e o governo do estado convocou a ajuda de empresas para fornecer oxigênio e materiais para os hospitais.

A pedido da Procuradoria-Geral da União (PGR), o Supremo Tribunal Federal (STF) chegou a instaurar um inquérito para investigar a conduta do ex-ministro em relação à crise sanitária no Amazonas.

Após a demissão do general do governo, a Corte enviou o inquérito para a primeira instância. As investigações terão continuidade na Procuradoria da República do Distrito Federal, uma vez que, ao ser exonerado do governo, Pazuello perdeu o foro privilegiado.

“Foi me concedido o título de cidadão manauara, foi isso mesmo? Então é sinal de que o nosso trabalho em Manaus, o meu trabalho, o do [Eduardo] Pazuello como ministro da Saúde, foi muito bem feito naquela região. Lamentamos a crise que teve lá, as mortes, uma coisa que chocou a todos nós. Mas infelizmente foi uma coisa que ninguém esperava por aquilo. O governo brasileiro fez a sua parte e agora, na verdade, esse titulo foi concedido pela Assembleia Legislativa do estado do Amazonas. Agradecemos essa honraria”, disse Bolsonaro.

Na terça-feira (20/4), a Assembleia Legislativa do Amazonas aprovou o projeto de lei em homenagem ao presidente. O projeto de lei foi votado em regime de urgência e contou com o apoio de 19 dos 24 parlamentares. Houve um voto contrário, uma abstenção e três ausências.

À coluna Painel, do jornal Folha de S.Paulo, o deputado Serafim Corrêa (PSB), que foi contrário à proposta, afirmou que Bolsonaro não é amigo do estado e da floresta amazônica, e que não merece qualquer homenagem.

“O título é para alguém que faz algo pelo estado. Bolsonaro só fez coisas contra. Persegue a Zona Franca de Manaus, não comprou vacina, foi negligente quando faltou oxigênio. Não cuida da floresta, coloca o estado só em pauta negativa no mundo inteiro”, disse Corrêa.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?