metropoles.com

“É como um filho que saiu de casa”, diz Guedes sobre Eletrobras

Cerimônia que marcou a capitalização da empresa ocorreu nesta terça-feira (14/6), na sede da B3, em São Paulo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
O ministro da Economia, Paulo Guedes, gesticula - Metrópoles
1 de 1 O ministro da Economia, Paulo Guedes, gesticula - Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Em cerimônia que marcou a capitalização da Eletrobras na Bolsa de Valores, nesta terça-feira (14/6), o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que a empresa não precisava mais ficar sob a proteção do Estado, por ter perdido sua capacidade de investimento.

“A maior empresa de geração de energia limpa, renovável do mundo está livre. É como um filho que saiu de casa aos 18, 19 anos e foi para a vida e agora vai vencer e vai seguir. Não precisa mais ficar sob a proteção do Estado, porque estava começando a ficar detrimental. Esgotou a capacidade de investimento. Em uma simples palavra: é o esgotamento do modelo”, disse Guedes.

O chefe da área econômica do governo participou do evento na capital paulista ao lado do presidente Jair Bolsonaro (PL), ministros e ex-ministros de Estados, políticos e empresários.

“Vai ser um gigante, como ela sempre foi. Ela estava perdendo o fôlego, perdendo a capacidade financeira e nós estamos devolvendo a ela essa liberdade para voar”, prosseguiu o ministro.

O processo de capitalização da Eletrobras foi finalizado na última quinta-feira (9/6). A ex-estatal agora é uma corporação. O preço por ação foi fixado em R$ 42, após cinco dias de reserva de cotas para investidores. A estreia na Bolsa aconteceu na segunda-feira (13/6), com queda.

A Eletrobras é responsável por 30% da geração de energia no Brasil e por 40% das linhas de transmissão no país. A empresa opera 105 usinas e mais de 150 mil quilômetros de linhas de transmissão, empregando 13 mil pessoas.

Criada em 1962, a Eletrobras era uma empresa de capital aberto, que tinha como acionista majoritário o governo federal. Agora, a União passa a ter uma golden share, um tipo especial de ação que permite poder de veto em caso de decisões importantes nas empresas vendidas à iniciativa privada.

Com isso, o governo terá a prerrogativa de impedir que uma empresa privada assuma o controle da companhia com mais de 50% das ações.

O governo estima que pode haver redução de 7,36% na conta de luz com a privatização da empresa, mas especialistas do setor apontam o contrário.

A Eletrobras se tornou a primeira estatal a ser privatizada pela gestão de Jair Bolsonaro. Até então, o governo conseguiu passar para a iniciativa privada apenas empresas subsidiárias, ou seja, aquelas que estão sob guarda-chuva de uma estatal.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?