metropoles.com

Dodge adiou investigações de Bolsonaro enquanto tentava ficar na PGR

Os casos envolvem Nathalia Queiroz e Wal do Açaí. Ambas eram lotadas no gabinete do então deputado federal, mas trabalhavam em outros locais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: Michael Melo/Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
1 de 1 Michael Melo/Metrópoles - Foto: Foto: Michael Melo/Metrópoles

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, segurou por mais de 120 dias as investigações contra o presidente Jair Bolsonaro (PSL), segundo revela reportagem da Folha de S. Paulo. O posicionamento de Dodge ocorria ao mesmo tempo em que ela articulava uma recondução ao cargo de chefe do Ministério Público Federal (MPF).

Somente na última terça-feira (06/08/2019) a procuradora-geral desengavetou os papéis e os mandou de volta para a primeira instância. O nome de Dodge perdeu força na disputa para seguir no posto na última semana.

Além da lista tríplice estabelecida pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), o líder do Executivo estuda nomes como o do subprocurador-geral Augusto Aras.

Um dos casos em apuração sobre Bolsonaro é o de Wal do Açaí. O inquérito foi aberto em primeira instância em setembro de 2018 e enviado para a PGR no início de abril deste ano. Walderice Conceição teria atuado como funcionária fantasma na época em que o atual presidente era deputado federal. Ela vendia açaí no momento em que devia dar expediente na Câmara.

O segundo caso refere-se a Nathalia Queiroz. Ela também estava ligada ao gabinete do então deputado federal, mas atuava, ao mesmo tempo, como personal trainer. A jovem é filha de Fabrício Queiroz, ex-assessor de Flávio Bolsonaro (PSL-RJ).

A assessoria de imprensa da Procuradoria-Geral da República diz que a análise dos papéis respeitou a fila, sem dar privilégio por se tratar de uma autoridade, e que Dodge só soube dos procedimentos dois dias antes de mandá-los de volta à primeira instância.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?