metropoles.com

Do Alvorada, Lula telefona para presidente argentino, Alberto Fernández

De volta ao Brasil, Lula conversou com Alberto Fernández, que enfrenta baixos índices de popularidade em meio a uma crise econômica

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: Ricardo Stuckert
FuvOeaEXsAA1Xk3
1 de 1 FuvOeaEXsAA1Xk3 - Foto: Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) telefonou para o presidente da Argentina, Alberto Fernández, na tarde desta quinta-feira (27/4). Na última sexta-feira (21/4), o mandatário argentino afirmou que não concorrerá à reeleição no pleito de outubro deste ano.

O atual titular da Casa Rosada enfrenta baixos índices de popularidade em meio a uma crise econômica em território argentino.

“De volta ao Brasil, hoje no Alvorada liguei para meu amigo e presidente da Argentina, Alberto Fernández. Falamos sobre a Unasul, as relações fraternas em nosso continente e o aprofundamento do comércio entre nossos países”, disse Lula.

No começo do ano, em viagem por países da América do Sul, Lula esteve na Argentina e se encontrou com Fernández. Em discursos, os dois defenderam a moeda comum sul-americana.

Desistência

Na última sexta-feira (21/4), o presidente da Argentina, Alberto Fernández, disse que não concorrerá à reeleição no pleito de outubro deste ano. O anúncio de Fernández ocorre cerca de um mês após o ex-presidente e opositor Maurício Macri afirmar que também não disputará o cargo.

A vice-presidente, Cristina Kirchner, sinalizou que também não pretende concorrer, mas não formalizou a decisão. As ausências alteram o xadrez político argentino a sete meses das eleições que definirão o novo líder do país.

Na declaração, divulgada nas redes sociais, o atual mandatário fez um balanço da própria gestão e afirmou que entregará a faixa presidencial para o sucessor eleito em 10 de dezembro deste ano, data em que o país comemora 40 anos de democracia.

“Faço um apelo para que todos passemos por esse período eleitoral, tão propenso a excessos, com o maior respeito por todos os concorrentes”, narra o vídeo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?