metropoles.com

“Distritão” teria 300 votos, projeta deputado após reunião com Maia

Paulinho da Força (foto), do SD-SP, e outros deputados debateram o tema com o presidente da Câmara nesta quarta-feira (16/8)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
paulinho da força sindical
1 de 1 paulinho da força sindical - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), recebe nesta quarta-feira (16/8) líderes e deputados da base aliada para discutir detalhes da votação da reforma política. A análise da proposta no plenário da Casa está marcada para a sessão desta tarde.

Além dos líderes partidários, participam da reunião o relator da proposta que será debatida, deputado Vicente Cândido (PT-SP), e o líder da maioria, Lelo Coimbra (PMDB-ES).

“A maior parte dos líderes é a favor de iniciar a votação hoje [16/8]. Fizemos uma conta e, para o ‘distritão’, já temos mais ou menos 300 votos”, projetou o deputado Paulinho da Força (SD-SP), ao deixar a residência oficial da Presidência da Câmara.

O que será votado nesta quarta (16) é a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 77, que institui o “distritão” e cria o fundo público para financiamento das campanhas eleitorais.

O regimento interno da Câmara prevê um número mínimo de duas sessões entre a votação na comissão e a apreciação no plenário. Por isso, os deputados precisarão votar a chamada “quebra de interstício” no início da sessão para que o texto possa, de fato, ser alvo de discussões.

Por se tratar de uma PEC, o texto ainda precisa passar por dois turnos de votação no plenário da Câmara — são necessários no mínimo 60% dos votos (308 deputados) para aprovação em cada um. Depois, a matéria segue para o Senado para outras duas etapas de apreciação — com pelo menos 49 votos para aprovação. Caso os senadores façam alguma modificação na proposta, ela precisará retornar à Câmara.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?