metropoles.com

Discussão acaba e Maia deixa votação da Previdência para esta quarta

Requerimento para barrar tramitação foi derrotado por 331 a 117, indicando que governo tem votos suficientes para aprovar reforma na Câmara

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Câmara-Maia-Previdência
1 de 1 Câmara-Maia-Previdência - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), encerrou a sessão de terça (09/07/2019) na madrugada desta quarta-feira (10/07/2019) após pouco mais de oito horas de duração. O deputado convocou um novo encontro no plenário para esta manhã, prevista para às 9h, quando o colegiado analisará o texto-base da reforma da Previdência e os destaques à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/2019.

A oposição obstruiu a primeira sessão que analisa a reforma e promete seguir pelo mesmo caminho na quarta. Mesmo assim, o governo conseguiu articular para dar celeridade aos trabalhos. Isso porque o requerimento de inversão de pauta foi rejeitado pelo plenário com 331 votos a favor e 117 contra. Além de demonstrar a adesão dos congressistas à PEC, a proposição prejudicou, automaticamente, outros cinco textos dos oposicionistas que pediam adiamento de sessão.

Depois disso, Maia iniciou o período de discussão da reforma. Quando foi analisar o pedido de encerramento de discussão, entretanto, um artigo baseado no regimento interno estava errado. Por isso, o presidente deixou que parlamentares discutissem por mais um tempo até que ele próprio determinasse o fim dos debates. Com 353 votos a favor e 118 contra, congressistas votaram pelo encerramento da sessão.

Maia passou o dia se reunindo com líderes partidários para chegar a um acordo em torno da tramitação da PEC na Casa. Ele tentou um entendimento com a oposição, para não obstruir a votação e conceder cinco horas de debates. Entretanto, o grupo recusou e vai testar a adesão do governo entre os deputados durante a apresentação do kit obstrução.

Outra tentativa de acordo foi com os governistas. Maia queria blindar o texto do relator da proposta, Samuel Moreira (PSDB-SP), de destaques, entretanto ao menos dois partidos do Centrão irão apresentar sugestões ao texto. O PL quer alterar as regras de aposentadoria para professores enquanto o Podemos pretende apresentar novamente a proposição relativa às normas dos integrantes de segurança pública.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?