Diretório Nacional do PSB pede a deputados que não apoiem Lira ao comando da Câmara
Resolução alega que medida é para “fixar a postura oposicionista” do partido. Arthur Lira (PP-AL) é líder do Centrão e apoiado pelo Planalto
atualizado
Compartilhar notícia
O Diretório Nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB) divulgou, nesta sexta-feira (11/12), uma resolução em que “recomenda” aos deputados federais da sigla que nem examinem a hipótese de apoiar a candidatura de Arthur Lira (PP-AL, foto em destaque) à Presidência da Câmara dos Deputados.
Lira é um dos líderes do Centrão, e apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
Os membros do Diretório Nacional do PSB, dizem, na resolução, que a recomendação se deve à necessidade de “fixar com muita clareza a postura oposicionista” do partido.
O texto também indica que os deputados não devem apoiar qualquer outra candidatura apoiada pelo Palácio do Planalto.
Leia a íntegra da resolução:
RESOLUÇÃO DN nº 001/2020
O Diretório Nacional do Partido Socialista Brasileiro-PSB, reunido virtualmente na data de hoje (11/12), aprova a presente resolução por unanimidade e RESOLVE:
“Fixar com muita clareza a postura oposicionista do nosso Partido ao Governo Bolsonaro e recomenda à nossa brava Bancada Federal que reafirme a posição do Partido, não examinando a hipótese de apoio à candidatura do Deputado Arthur Lira, à Presidência da Câmara Federal, ou a qualquer candidatura oriunda do pleito do Palácio do Planalto.”
Brasília-DF, 11 de dezembro de 2020
Entenda
A bancada do PSB na Câmara sinalizou, em reunião na última quarta-feira (9/12), apoio à candidatura de Lira ao comando da Câmara. Ao menos 18 dos 31 deputados da bancada indicaram apoio ao deputado do PP, que é o nome do Palácio do Planalto na disputa. A definição, todavia, será do Diretório Nacional da legenda, que deve deliberar sobre isso na próxima semana.
Os parlamentares decidiram que vão formalizar um documento de intenções em relação às pautas prioritárias – como meio ambiente, independência do legislativo e pautas de costumes – e apresentar a todos os potenciais candidatos. O líder da bancada, deputado Alessandro Molon (RJ), e o deputado Danilo Cabral (PE) serão os responsáveis pela elaboração.
“Dois terços da bancada sinalizaram um indicativo com a intenção de apoiar Arthur Lira”, afirmou o deputado federal Felipe Carreras (PE), acrescentando que o candidato precisa assinar essa carta de intenções.