metropoles.com

Diretório Nacional do PSB pede a deputados que não apoiem Lira ao comando da Câmara

Resolução alega que medida é para “fixar a postura oposicionista” do partido. Arthur Lira (PP-AL) é líder do Centrão e apoiado pelo Planalto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Deputado federal Arthur Lira (PP-AL
1 de 1 Deputado federal Arthur Lira (PP-AL - Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

O Diretório Nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB) divulgou, nesta sexta-feira (11/12), uma resolução em que “recomenda” aos deputados federais da sigla que nem examinem a hipótese de apoiar a candidatura de Arthur Lira  (PP-AL, foto em destaque) à Presidência da Câmara dos Deputados.

Lira é um dos líderes do Centrão, e apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Os membros do Diretório Nacional do PSB, dizem, na resolução, que a recomendação se deve à necessidade de “fixar com muita clareza a postura oposicionista” do partido.

O texto também indica que os deputados não devem apoiar qualquer outra candidatura apoiada pelo Palácio do Planalto.

Leia a íntegra da resolução:

RESOLUÇÃO DN nº 001/2020

O Diretório Nacional do Partido Socialista Brasileiro-PSB, reunido virtualmente na data de hoje (11/12), aprova a presente resolução por unanimidade e RESOLVE:

“Fixar com muita clareza a postura oposicionista do nosso Partido ao Governo Bolsonaro e recomenda à nossa brava Bancada Federal que reafirme a posição do Partido, não examinando a hipótese de apoio à candidatura do Deputado Arthur Lira, à Presidência da Câmara Federal, ou a qualquer candidatura oriunda do pleito do Palácio do Planalto.”

Brasília-DF, 11 de dezembro de 2020

Entenda

A bancada do PSB na Câmara sinalizou, em reunião na última quarta-feira (9/12), apoio à candidatura de Lira ao comando da Câmara. Ao menos 18 dos 31 deputados da bancada indicaram apoio ao deputado do PP, que é o nome do Palácio do Planalto na disputa. A definição, todavia, será do Diretório Nacional da legenda, que deve deliberar sobre isso na próxima semana.

Os parlamentares decidiram que vão formalizar um documento de intenções em relação às pautas prioritárias – como meio ambiente, independência do legislativo e pautas de costumes – e apresentar a todos os potenciais candidatos. O líder da bancada, deputado Alessandro Molon (RJ), e o deputado Danilo Cabral (PE) serão os responsáveis pela elaboração.

“Dois terços da bancada sinalizaram um indicativo com a intenção de apoiar Arthur Lira”, afirmou o deputado federal Felipe Carreras (PE), acrescentando que o candidato precisa assinar essa carta de intenções.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?