metropoles.com

Diplomacia da saúde: novo chanceler fala em cooperação contra a Covid

Carlos Alberto Franco França, empossado nesta terça-feira como ministro das Relações Exteriores, muda o tom e acena para negociações

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
FrancoFranca
1 de 1 FrancoFranca - Foto: Reprodução

O novo ministro das Relações Exteriores, chanceler Carlos Alberto Franco França, tomou posse nesta terça-feira (6/4) e, em seu discurso, demonstrou uma mudança de postura na pasta.

Ao comentar o momento atual da pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, o chanceler frisou que o “momento é de urgências”.

Franco França assumiu o Palácio Itamaraty após a demissão de Ernesto Araújo, ministro que passou a ser alvo de críticas ao mostrar dificuldades de negociação com países como Índia e China, principais produtores de insumos médico-hospitalares e vacinas.

“O momento é de urgências. E o presidente Bolsonaro instruiu-me a enfrentá-las. Essa é a nossa missão mais imediata. Sublinho aqui três delas: a urgência no campo da saúde, a urgência da economia e a urgência do desenvolvimento sustentável”, defendeu.

O novo chanceler colocou como prioridade a resolução dos entraves ligados à pandemia. “A primeira urgência é o combate à pandemia da Covid-19. Sabemos todos que essa é tarefa que extrapola uma visão unicamente de governo”, ponderou.

Se Ernesto Araújo fechou portas mundo afora, Franco França promete abrir uma rodada de diálogo e negociações.

“As missões diplomáticas e consulados do Brasil no exterior estarão cada vez mais engajados numa verdadeira diplomacia da saúde. Em diferentes partes do mundo, serão crescentes os contatos com governos e laboratórios, para mapear as vacinas disponíveis”, apontou.

“Serão crescentes as consultas a governos e farmacêuticas, na busca de remédios necessários ao tratamento dos pacientes em estado mais grave”, frisou França.

O chanceler falou de “cooperação internacional”, acenando para países e governos, mesmo o que tenham diferenças políticas com a gestão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

“Meu compromisso, enfim, é engajar o Brasil em intenso esforço de cooperação internacional, sem exclusões. E abrir novos caminhos de atuação diplomática, sem preferências desta ou daquela natureza”, sinalizou.

O chanceler chega ao Itamaraty após uma turbulência na diplomacia brasileira. Ernesto Araújo, que assumiu a pasta em janeiro de 2019, quebrou protocolos e acirrou os ânimos do Brasil com parceiros comerciais.

Os desarranjo levou a uma série de pressões para a sua saída. A demissão foi sacramentada em 29 de março, após muita articulação de integrantes do Congresso.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?