metropoles.com

Dino não será candidato ao Planalto e vai disputar o Senado pelo PSB

PSB se reaproxima do PT e aguarda também a filiação de Marcelo Freixo, que deve ser o nome do partido ao governo do Rio de Janeiro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Facebook
Flávio Dino
1 de 1 Flávio Dino - Foto: Reprodução/Facebook

Com novo cenário político no campo da esquerda, tendo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de volta à cena, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), está de malas prontas para desembarcar no PSB, legenda pela qual deve se candidatar ao Senado.

A data do anúncio estava marcada para ocorrer no fim de maio. Dino, no entanto, pediu um pouco mais de mais tempo aos socialistas, com o objetivo de tentar levar mais nomes do PCdoB para o PSB e ainda esgotar a possibilidade de uma possível fusão partidária, com a criação de uma legenda.

Até o nome para o futuro partido já havia sido pensado: seria apenas Socialista. Essa possibilidade, no entanto, é considerada remota pelos integrantes do PSB, que não pretendem abandonar a marca.

Antes da volta de Lula, Dino era o nome do PCdoB para a corrida ao Planalto. Ao mesmo tempo, ele também admitia compor a coligação para eleger Lula caso essa possibilidade se colocasse.

Agora, o PSB aguarda a chegada de Dino ao partido nos próximos dias, segundo fontes da legenda, que também confirmam o arranjo para sua candidatura ao Senado.

Além disso, apontam que a ida de Dino para o PSB representa uma reaproximação do partido com o PT. A sigla deverá estar no bloco de apoio à candidatura de Lula ao Planalto em 2022.

Procurado pelo Metrópoles, Dino evitou falar sobre o assunto.

Frente ampla

O PSB também aguarda para oficializar a filiação de Marcelo Freixo (PSol), com vistas a uma candidatura ao governo do Rio de Janeiro, apoiada por uma frente ampla, que tem em comum o objetivo de derrotar o presidente Jair Bolsonaro.

Dessa articulação, participam os deputados Alessandro Molon, que será candidato ao Senado, Rodrigo Maia (ainda no DEM-RJ, mas a caminho do PSD) e o prefeito da capital, Eduardo Paes (PSD). Outro nome é o do atual presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, que deverá se filiar ao PSD.

A ideia é formar no Rio o primeiro modelo de frente ampla contra Bolsonaro. A proposta tem o apoio de Lula, que pretende se reunir com esses políticos ainda nesta semana na capital fluminense.

Além de Dino, outros quadros do PCdoB podem deixar a legenda para poderem disputar em 2022. A debandada do PCdoB ocorre porque a legenda não deverá conseguir cumprir a chamada cláusula de desempenho, aprovada em 2016.

A regra impõe que os partidos com menos de 2% dos votos nacionais na próxima eleição não tenham direito à representação partidária e não possam indicar titulares para as comissões no Congresso, além de perder recursos do fundo partidário e tempo de propaganda eleitoral. O PCdoB não atingiu a barreira em 2018.

O partido ainda contava com a possibilidade de se incluir na pauta da Câmara nesta semana o projeto de lei que cria as chamadas federações partidárias, o que não ocorreu.

7 imagens
Governador Flávio Dino diz que apoiará Lula em 2022
Flávio Dino, governador do Maranhão, está deixando o PCdoB
Nome do PCdoB para 2022, governador Flávio Dino diz que estará no palanque de Lula
Governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB) diz que Bolsonaro usa mentira como tática de governo
Flávio Dino
1 de 7

Lula e o então senador eleito Flávio Dino, do Maranhão

Ricardo Stuckert/Divulgação
2 de 7

Governador Flávio Dino diz que apoiará Lula em 2022

Reprodução /Facebook
3 de 7

Flávio Dino, governador do Maranhão, está deixando o PCdoB

Reprodução/Facebook
4 de 7

Nome do PCdoB para 2022, governador Flávio Dino diz que estará no palanque de Lula

Reprodução/Facebook
5 de 7

Governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB) diz que Bolsonaro usa mentira como tática de governo

Reprodução/Facebook
6 de 7

Flávio Dino

Reprodução/Facebook
7 de 7

Governador do Maranhão, Flávio Dino

Andre Borges/Esp. Metrópoles

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?