Dino determina que PF investigue grupos nazistas e neonazistas no país
Flávio Dino acredita que há uma atuação interestadual de grupos criminosos. Determinação ocorre após ataque a escola em Santa Catarina
atualizado
Compartilhar notícia
Flávio Dino, ministro da Justiça e Segurança Pública, afirmou, na madrugada desta quinta-feira (6/4), que assinou uma determinação que autoriza a Polícia Federal a apurar a atividade de grupos nazistas e neonazistas no Brasil. O ministro acredita que há uma atuação interestadual desses criminosos.
“Assinei agora determinação à Polícia Federal para que instaure Inquérito Policial sobre organismos nazistas e/ou neonazistas no Brasil, já que há indícios de atuação interestadual. Há possível configuração de crimes previstos na Lei nº 7.716/1989”, publicou o ministro no Twitter.
A lei citada por Dino também abrange crimes resultantes de discriminação por etnia, religião ou procedência nacional. A condenação nos crimes citados poderá resultar nas penalidades de prisão, por até 5 anos, além de pagamento de multa e prestação de serviços à sociedade.
Recentes acontecimentos
A determinação do ministro da Justiça e Segurança Pública ocorreu após ataque a escola em Santa Catarina. Na quarta-feira (5/4), um homem de 25 anos invadiu uma creche em Blumenau e matou quatro crianças com uma machadinha. Outras cinco ficaram feridas.
Saiba mais: Homem pula muro de creche em Blumenau e usa machadinha para matar 4 crianças
Ainda nesse contexto, na semana passada, uma escola na Vila Sônia, em São Paulo, também foi alvo de um ataque com arma branca – no caso, uma faca. Uma professora foi morta.