metropoles.com

Dino cria grupo de trabalho para rever política de imigração e refúgio

O principal objetivo do grupo será a realização de audiências públicas e reuniões abertas para integração dos migrantes e refugiados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michel Melo/Metrópoles
Flávio Dino
1 de 1 Flávio Dino - Foto: Michel Melo/Metrópoles

Em portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (24/1), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, criou grupo de trabalho para o estabelecimento da Política Nacional de Migrações, Refúgio e Apatridia. A publicação também determina a revisão da Lei de Migração.

O grupo, de acordo com a portaria, será coordenado pelo Departamento de Migrações (Demig), vinculado à pasta. Também ligado ao ministério, a Secretaria Nacional de Justiça (Senajus) editará atos complementares voltados ao estabelecimento da composição do presente GT, bem como a determinação de outros encaminhamentos organizativos.

O principal objetivo do grupo, segundo a publicação, será a realização de audiências públicas e reuniões abertas com representantes da sociedade civil e organizações não governamentais para garantir a “participação cidadã de migrantes, refugiados e apátridas”.

Os trabalhos do grupo durarão 60 dias, e não implicará em remuneração aos seus membros. “Os trabalhos desenvolvidos serão considerados prestação de relevante serviço público”, informa trecho da portaria.

Pacto Global para Migração Segura

No começo do ano, o Brasil reintegrou o Pacto Global para Migração Segura. Isso porque, ainda em 2018, depois de ter firmado o compromisso, o ex-presidente Jair Bolsonaro quebrou o pacto e tirou o Brasil do tratado. Atualmente, além do Brasil, integram 164 países.

A decisão de voltar ao pacto foi tomada pelo Ministério das Relações Exteriores e comunicada à Organização das Nações Unidas (ONU) no dia 5. “O retorno do Brasil ao Pacto reforça o compromisso do governo brasileiro com a proteção e a promoção dos direitos dos mais de 4 milhões de brasileiros que vivem no exterior”, disse a nota, na ocasião.

O Pacto Global para a Migração Segura estabelece parâmetros para a gestão de fluxos migratórios. Em nota, o governo brasileiro informou que “o documento contém compromissos já contemplados pela Lei de Migração brasileira, considerada uma das mais avançadas do mundo, como a garantia do acesso de pessoas migrantes a serviços básicos”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?