Dino aprova anulação de sentenças de Lula: “Incompetência processual”
O governador é cotado para participar da corrida eleitoral em 2022 no campo da esquerda, e tem se colocado como um aliado do ex-presidente
atualizado
Compartilhar notícia
O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), usou as redes sociais para elogiar a decisão do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), de anular as sentenças contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Dino, que também é magistrado, disse que já havia apontado a incompetência processual da Lava Jato de Curitiba para julgar os processos contra Lula.
“Há muitos anos, venho sublinhando que esses processos contra o ex-presidente Lula jamais poderiam ter sido julgados em Curitiba. Incompetência processual que pode e deve ser reconhecida a qualquer tempo. Vitória da Constituição. Como ex-magistrado federal, fico muito feliz”, disse Dino, por meio das redes sociais.
Há muitos anos, venho sublinhando que esses processos contra o ex-presidente Lula jamais poderiam ter sido julgados em Curitiba. Incompetência processual que pode e deve ser reconhecida a qualquer tempo. Vitória da Constituição. Como ex-magistrado federal, fico muito feliz.
— Flávio Dino 🇧🇷 (@FlavioDino) March 8, 2021
Dino é um dos nomes cotados para participar da corrida eleitoral em 2022 no campo da esquerda, e geralmente tem se colocado como um aliado do ex-presidente. O governador do Maranhão já apontou inclusive a possibilidade de formar chapa com o PT nas próximas eleições.
A recente decisão do ministro Edson Fachin tornou Lula elegível.
A determinação atinge os processos julgados pela Justiça Federal do Paraná nos casos do triplex do Guarujá, do sítio de Atibaia e do Instituto Lula.